entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Carros de Cinema: Fusca é estrela nacional e internacional

Além de Herbie, que popularizou o Besouro nos EUA, o modelo mais querido do Brasil é figurinha carimbada em nosso cinema

22/05/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Simples, barato, e principalmente cheio de personalidade, o VW Fusca foi um dos carros mais populares e globais dos anos 60 e 70. Além disso, ou talvez por isso, sua presença nas telas seria inevitável.

Nos EUA, pré-lançado no Natal de 1968 e blockbusterizado em 1969, The Love Bug, que no Brasil recebeu a incrível tradução para Se Meu Fusca Falasse, ajudou a popularizar o Besouro.  

Herbie, o simpático e humanizado Fusca que ajudava seu dono, o piloto Jim Douglas (Dean Jones) nas mais variadas situações, virou coqueluche no mundo. Ainda hoje se vê Fuscas com a pintura do filme e o indefectível número 53 no capô.  

Quem não estava vivo naquela época torceu pelo fusquinha nas intermináveis reprises da Sessão da Tarde, no título original ou nos outros cinco filmes da sequência produzida pelos estúdios Disney: As Novas Aventuras do Fusca (1974); Um Fusca em Monte Carlo (1977); A última Cruzada do Fusca (1980); e anos mais tarde Se Meu Fusca Falasse (1997), que é uma releitura do original, e sua continuação Herbie – Meu Fusca Turbinado, (2005).

Mas o Fusca, embora com menor protagonismo, brilhou em dezenas de filmes estrangeiros como Desafio no Bronx (1993), O Noviço Rebelde (1997), e mais recentemente, em 2015, em Steve Jobs e numa versão ultra-tunada em Mad Max – Estrada da Fúria.  

No cinema brasileiro, considerando que em uma certa época os Fuscas eram praticamente metade da frota nacional, seria impossível que ele não aparecesse a toda hora nos filmes, no mínimo como figurante.

Já que falamos em versões tunadas, em O Noviço Rebelde (1997), Renato Aragão, nosso trapalhão Didi Mocó, dirige um Fusca-buggy.  

E em Até Que a Sorte Nos Separe (2012), um Fusca amarelo caindo aos pedaços simboliza a pindaíba em que o protagonista Tino (Leandro Hassum) ficou depois de esbanjar a fortuna que ganhou na Mega Sena.  

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.