20/04/2021 - Renato Bellote / Foto: Renato Bellote / Fonte: iCarros
Eu já comentei aqui na coluna que durante 14 anos, mais precisamente entre 1976 e 1990, as importações estavam fechadas no Brasil. Em outras palavras isso quer dizer que nada poderia ser trazido de fora seja para indústria automobilística ou outros setores.
Leia mais:
+ Por que colecionadores amam carros antigos?
+ Visitamos a maior coleção de foras-de-série do Brasil
+ Passat Dacon 821: modelo fora-de-série
Por conta da proibição, esse período é considerado um dos mais criativos em termos de veículos fora de série. Utilizando a plataforma Volkswagen do Fusca ou da Brasília, criadores pensaram em projetos bem diferentes e até mesmo bastante ousados pra época.
Hoje mostro pra vocês um dos mais legais sob o meu ponto de vista: o Cintra 959. Como o design pode sugerir, ele foi baseado no Porsche homônimo, um bólido da marca alemã que podia ultrapassar os 300 km/h.
Mais interessante nessa história, além da falta de recursos do período, foi que o projeto nasceu das mãos de um jovem de apenas 16 anos, André Cintra, sob a tutela do genial Anísio Campos. O desafio era criar algo diferente tendo como base o popular modelo da VW.
Dessa forma, no início dos anos 90, nascia o projeto final. Foram feitos três exemplares e, durante esse tempo todo, eles estavam em locais diferentes do Brasil. Agora todos estão reunidos e passando por um processo completo de restauração mecânica e também da carroceria.
Tive a oportunidade de acelerar o primeiro deles, que traz todo estilo da época e, de quebra, um motor com 1800 cm³ de cilindrada e turbo. O estilo chama a atenção pelas ruas e posso imaginar que o desempenho na época realmente estava bem acima da média.
Confira mais no vídeo e até a próxima semana!
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro