entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Citroën na China já vendeu um 206 rebatizado e não deu certo

Que o Citroën C3 é primo do Peugeot 206 (207 e 208), todos sabem, mas e quando esse parentesco vai além

24/04/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O início dos anos 2000 foi um período um tanto quanto estranho na China. A indústria automotiva local ainda se estabelecia, criando milhares de cópias de modelos internacionais, enquanto carros internacionalmente velhos, como o Volkswagen Santana, eram reciclados e reestilizados até a exaustão.

Leia mais:
+ Em breve no Brasil, Peugeot 208 é o Carro do Ano na Europa
+ Dodge Hornet registrado: será um derivado do Peugeot 208?
+ Peugeot confirma Landtrek, rival de Hilux e S10, para Brasil

Nesse período, surgiram alguns carros exóticos, como é o caso do Citroën C2. Não, não estamos falando do Citroën C2 europeu – modelo subcompacto derivado do C3 e que tinha pegada esportiva, mas sim do C2 chinês, que nada mais era que um Peugeot 206 com visual bastante estranho.

Primos de sangue

Desde que o Citroën C3 surgiu no mercado, ele sempre foi ligado intimamente aos Peugeot da família 200. Foi assim com a primeira geração do C3, que trazia plataforma e componentes do 206, enquanto a segunda geração passou a ter intimidade com o 208. Além disso, o 206 é considerado até hoje um dos mais emblemáticos e bonitos Peugeot já feitos.

Ao invés de aproveitar do parentesco entre os modelos e produzir o C3 na China, a Citroën por lá resolveu fazer algo um tanto quanto bizarro. Pegou o design bem acertado do 206 e deu seu toque, algo que poderia dar certo. Mas não deu, definitivamente.

Sem negar origens

O Citroën C2 chinês era desproporcional com seus faróis gigantescos que invadiam a lateral e lanternas traseiras transparentes com bizarro prolongamento na já estreita tampa do porta-malas do 206. O logotipo da Citroën era adornado por dois frisos cromados como no C4 da época, mas que não casavam com o estilo do 206.

A dianteira ainda recebia para-choque inspirado na C4 Picasso e para-lamas novos, que tentavam disfarçar a origem Peugeot. No capô, as entradas de ar duplas do 206 foram separadas e cada uma que sobrou, cresceu. Já a lateral não negava ser um 206 requentado.

Para economizar custos, o para-lama traseiro não foi alterado, obrigado o C2 a manter o desenho das lanternas do 206 e o para-choque com recorte que serviria à parte preta do modelo da Peugeot. Já por dentro, para dizer que não era um 206, o C2 ganhava acabamento bege e volante da Citroën.

206 VTS

Produzido entre 2006 e 2013, o Citroën C2 chinês era equipado inicialmente apenas com motor 1.4 quatro cilindros aspirado de 76 cv. Quando a versão VTS estreou em 2008, ele ganhou motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 106 cv. Junto ao motor mais potente, ele ganhou câmbio automático de apenas quatro marchas. Eram os mesmos motores usados por C3 e 206 no Brasil

Havia ainda uma versão aventureira com barras no teto e apliques no para-choque, que estreou apenas em 2012, um ano antes de sua aposentadoria. O modelo não fez sucesso por sua falta de personalidade, vendeu pouco e não sobreviveu à rápida renovação do mercado de carros compactos na China.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.