entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

CNH vencida? Atenção: prazos mudaram em alguns estados

Com agravamento da pandemia, Contran suspende, por tempo indeterminado, prazos de processos como o da renovação da CNH

25/03/2021 - Rodrigo França / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Se você está com a CNH vencida e ou perto de vencer, vale ficar atento ao noticiário dos próximos dias. Nesta quinta-feira, 25 de março, o Conselho Nacional de Trânsito suspendeu, por tempo indeterminado, os prazos de processos e de procedimentos de órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Leia mais:
+ CNH Bloqueada: o que é, como acontece e como resolver
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Suspensão da CNH
+ Tudo o que você precisa saber sobre a cassação da CNH

A decisão não vale para todo Brasil, e sim alguns estados, como São Paulo, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, além do Distrito Federal. No Amazonas, Acre e Ceará, os prazos já estavam suspensos. Na semana passada, a Associação Nacional dos Detrans (AND) havia solicitado a interrupção de prazos, conforme foi feito em 2020.

Desde o ano passado, Detrans como o de São Paulo determinaram mudanças que permitiram que o prazo de renovação das CNHs vencidas desde 1º de março de 2020 fosse prorrogado.

CNH com 10 anos ao invés de 5

Além disso, no próximo dia 12 de abril, a validade da CNH passa a ser de 10 anos, e não mais de 5 anos, desde que o motorista tenha menos de 50 anos, conforme lei nº 14.071/2020 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vale lembrar que a lei já permite que o condutor siga com a CNH por um mês a mais do que indicado na validade. Se ela vencer até o dia 25 de março, por exemplo, você pode seguir conduzindo seu carro por 30 dias além da data de vencimento.

Neste caso, a espera pode valer a pena, pois, caso o condutor ainda não tenha renovado sua CNH, já pode ser beneficiado com a nova lei e, assim, ter sua CNH com 10 anos de validade.

A questão é que, com a piora da pandemia e muitos estados e municípios antecipando feriados neste final de março e início de abril, foi necessário mais uma vez adiar os prazos por tempo indeterminado. Com isso, é possível evitar uma “correria” aos serviços de renovação a partir do dia 12 de abril.

Foi o que o Contran fez em dezembro de 2020, permitindo por meio de uma resolução que as CNHs vencidas em 2020 ganhassem mais um ano extra de validade. Assim, a renovação poderia ser feita neste ano de forma mais gradual. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.