03/12/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Melhores destaques para você:
+ Volkswagen revela a minivan de sete lugares Viloran
+ Volkswagen Amarok V6 de 258 cv chega em 2020
+ Volkswagen Atlas Cross Sport é novo SUV cupê gigante
+ VW T-Cross passa Honda HR-V em outubro e Hyundai Creta cai
Do alemão Modularer Querbaukasten, que significa Matriz Modular Transversal, a plataforma MQB seria responsável por cotar 30% no tempo de produção dos carros e também por reduzir em 60% o custo de desenvolvimento de um carro novo.
Tudo começou com o Golf
Extremamente flexível, ela permite alterar quase todas as medidas do carro, porque a distância entre os pedais e a roda dianteira é fixa. O primeiro carro a usar a arquitetura global da Volkswagen foi o Golf de sétima geração, vendido no Brasil ainda na versão híbrida GTE.
Veja aqui ofertas de carros da Volkswagen na sua cidade
A amplitude da plataforma MQB é tamanha que produz carros de porte completamente distintos. O VW Polo, por exemplo, tem 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,46 m de altura. Em comparação o Atlas, o maior modelo a usar essa plataforma, tem 5,04 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,77 m de altura.
Ao longo desses seis anos de vida, a plataforma deu origem a uma quantidade absurda de carros para seis marcas: Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, incluindo os desmembramentos Cupra e Jetta.
Há também uma pequena divisão dentro da própria plataforma MQB, a MQB-A0 feita para carros pequenos e com custo mais baixo. Nessa vertente existem os nacionais Volkswagen Polo, Virtus e T-Cross.
Lista de carros MQB
Entre os gringos Audi A1, Seat Ibiza e Arona, Skoda Kamiq, Kamiq GT, Scala, Cupra Ibiza e o a versão europeia do VW T-Cross (menor que o brasileiro). Nos próximos anos a plataforma MQB A0 dará origem ainda aos sucessores de VW Gol, Voyage e Saveiro, o SUV compacto T-Sport, o SUV médio Tarek, a picape Tarok e os próximos Skoda Fabia e Rapid.
O curioso é notar que pela longevidade da base, alguns carros até trocaram de geração, mas mantiveram a arquitetura modular da Volkswagen. Exemplo disso é o próprio Golf e o Skoda Octavia. Vale ressaltar que a família Golf ainda tem perua, modelo duas portas e versão aventureira ainda para trocar de geração. Já o Octavia tem perua, sedã e aventureira.
Até mesmo a marca de luxo Audi se beneficiou muito da plataforma MQB, construindo o novo A1, TT, TT Cabrio e toda família A3, que inclui hatch de duas e quatro portas, sedã e conversível. Os SUVs Q2, Q2L, Q3 e Q3 Sportback também são feitos na base. Há de notar também que o Audi Q3 foi o último a abandonar a antiga PQ34 e migrar para a MQB.
Na Volkswagen temos toda família Golf de sétima e oitava geração, Jetta, Arteon, Atlas, Atlas Cross Sport, Bora, Passat (sedã, Variant e Alltrack), T-Roc e T-Roc Conversível, Tayron e Tayron Coupé, Tiguan e Tiguan AllSpace, Touran e Touran L, além dos chineses Lamando, Lavida e Grand Lavida.
Na Skoda a família MQB tem Scala, Octavia (terceira e quarta geração em versões perua, aventureira e sedã), Kamiq, Kamiq GT, Karoq, Kodiaq, Kodiaq GT, Superb e Suberb Combi. Já na Seat os modelos são Ibiza, Leon, Leon SC, Leon ST, Leon XPerience, Arona, Ateca e Tarraco.
Existem ainda as submarcas Cupra com Cupra Ibiza e Cupra Leon, além da chinesa Jetta que vende dos modelos VS5 e VS7 com plataforma MQB.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro