07/04/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Enquanto o Brasil ainda não tem uma grande frota de caminhões elétricos, essa é uma opção que vem ao encontro do maior interesse dos transportadores, que é a maior rentabilidade da operação.
Com o desenvolvimento de caminhões cada vez mais caros para o cliente, soluções que abaixam os custos operacionais se tornam bem relevantes, especialmente em tempos que o preço do diesel só aumenta nos postos de combustíveis.
Scania
O acelerador inteligente lançado pela Scania, aliado a outros itens da nova linha, ajuda a entregar até 20% de economia de combustível em relação aos modelos da geração anterior.
Esse desempenho pode colocar os modelos como os mais econômicos do segmento, superando até o novo DAF XF, que proporciona o menor consumo de diesel do mercado.
A soma da economia de combustível é composta pelos seguintes fatores: sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa aprimorada da cabine (2%), otimizações da caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise (2%), controle de velocidade de cruzeiro preditivo baseado em mapa topográfico com navegação por GPS Scania Actcruise (3%) e os 5% do acelerador inteligente.
A economia do acelerador inteligente da Scania foi comprovada após 500 mil km de testes. O item é opcional na linha 2021/2022, que está em fase de pré-venda, e os primeiros caminhões com este sistema serão entregues a partir de 1º de agosto deste ano.
Volvo
Apresentado ainda em 2019, o acelerador inteligente da Volvo foi desenvolvido através de um software da empresa sueca com o objetivo de diminuir o consumo de combustível.
Em caso de descidas, a força da gravidade usa a inércia para ganhar velocidade, fazendo com que o motorista precise acelerar menos. Dessa forma, mesmo que ele acelere, a eletrônica vai fazer com que a injeção de combustível seja otimizada.
Dentro do motor são várias as inovações: novos anéis raspadores, novas camisas, módulo eletrônico e mudanças no turbo com um novo rotor. Juntando tudo isso, o pacote permite até 10% de economia no consumo de combustível.
Esse percentual varia de acordo com a carga que o motorista estiver transportando e depende, também, do piso e do relevo em que ele estiver transitando, além da variação de velocidade.
Foi feita uma mudança no óleo lubrificante indicado, que agora tem menor viscosidade, diminui a resistência no movimento dos componentes internos do motor e, por isso, proporciona menor consumo de combustível, possibilitando também um maior intervalo de troca do lubrificante.
O acelerador inteligente da Volvo passou por 1 milhão de quilômetros de testes antes de ser implementado.
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