12/07/2024 - / Fonte: iCarros
Entender o funcionamento do carregador é um ponto importante para quem busca aderir aos carros elétricos. Isso porque é esse instrumento que permite que o veículo seja carregado de maneira correta, garantindo um transporte com mais sustentabilidade e, é claro, economia.
Eles podem ser encontrados em tipos variados e serão os responsáveis por gerar a energia necessária capaz de alimentar as baterias do veículo. Pensando nisso, o icarros preparou um conteúdo completo com tudo que você precisa saber para carregar seu carro sem dor de cabeça!
EV e seu carregamento
Para carregar o seu celular, você utiliza um carregador capaz de alimentar a bateria e manter as funções do seu aparelho funcionando normalmente, certo? Com um carro elétrico, a dinâmica é a mesma. Você conecta o veículo a uma fonte de energia externa até completar a bateria, e ele se mantém em movimento. Feito isso, basta retirar da tomada e continuar a sua viagem.
Diferença de cargas
Divididos de acordo com a corrente, os carregadores podem ser contínuos ou alternados. Com recargas mais rápidas e potentes, os contínuos são indicados para quem busca agilidade na hora de carregar o carro, podendo realizar essa recarga entre meia e duas horas. Já a corrente alternada leva mais tempo, podendo durar entre 6 e 12 horas até carregar toda sua capacidade.
Tipos de carregadores
Também da mesma forma que seu telefone, você encontra diferentes tipos de carregadores, dos mais simples aos mais potentes, passando pelos portáteis para o seu carro.
E, para fazer essa recarga, você pode se dirigir a postos em rodovias, estações privadas ou específicas para a empresa. Seus principais tipos são:
Carregador de emergência
Portátil e pequeno, costuma vir de fábrica acompanhando o veículo. Esse tipo de carregador permite recargas em tomadas comuns, em tensões de 110V ou 220V.
Por ser de baixa potência, pode levar mais tempo para completar a bateria.
Portátil
É parecido com o de emergência, só que mais potente, podendo realizar a recarga em até 2 horas ou, dependendo do modelo, entre 6 e 30 horas. Sua corrente alternada atua em tensões 110/220V. Já os mais fortes operam em 220/380V.
Wallbox
Localizado em paredes ou totens, trabalha com corrente alternada com potência entre 7,4 e 22 quilowatts (kW) e carregamento de 2 a 12 horas. São considerados carregadores seguros, pois contam com sistemas de proteção e rede exclusiva.
Carga rápida
São encontrados em eletropostos, podendo carregar o carro em questão de minutos. Com corrente contínua ou alternada, esse modelo tem a maior potência do mercado.
Comercial
Como o nome diz, pode ser encontrado em espaços comerciais, fornecendo uma potência de até 40 kW. Esse tipo de carregador tem capacidade para recarga de 2 a 6 horas, em mais de um carro ao mesmo tempo.
Resumindo: o que não falta é carregador capaz de atender os condutores, tornando esse processo prático e funcional.
E você, já testou algum deles?
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro