15/12/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Muita gente costuma tratar carro como filho e não tem nada de anormal nisso. Como acontece com alguém querido da sua família, é melhor não sair por aí divulgando os dados dessa pessoa como RG, CPF, número do cartão e outras informações. O mesmo vale para o seu veículo, afinal, o documento dele deve ser guardado seguramente com o dono.
Entre os dados de veículos que podem ser utilizados contra seus respectivos proprietários por ladrões estão o número de placa, Renavam e até o número de chassi. É sempre melhor guarda-los para si.
É claro que não será possível sair nas ruas por aí tapando a placa de seu carro, até porque isso é uma infração de trânsito, mas quando for anunciar seu veículo na internet ou em algum outro local, tente protegê-lo ao máximo. Os golpistas estão sempre à solta planejando ações.
O que bandidos podem fazer com placa e o Renavam do carro?
O meliante pode aproveitar o seu anúncio com placa e salvar as imagens para inventar um financiamento ou algum outro tipo de negócio que prejudique o dono sem ele sequer ser informado. Caso isso ocorra, é indicado que o proprietário do veículo entre em contato com instituição financeira para retirar o registro de gravame.
O gravame é uma sinalização que faz parte do processo em que a financiadora informa ao DETRAN sobre o financiamento de um veículo com um cliente.
Clonagem de veículos
Os meliantes que adquirem informações do veículo como sua cor, marca, placa e outros dados podem “clonar” o carro, ou seja, os bandidos criam documentos falsos para um outro veículo similar, conhecido popularmente como “carro dublê”.
O veículo dublê normalmente é originado de um furto ou roubo e essa pratica além de enganar pessoas, também tem o objetivo de dificuldade a fiscalização policial.
Confiabilidade para anúncio fals
Como o Registro Nacional de Veículos Automotores pode ser considerado o principal documento de um veículo, algo como uma união de RG, CPF e Certidão de Nascimento, um RENAVAM falso pode ser usado como um golpe para o bandido querer demonstrar que o produto “fake” dele é confiável.
Caso você esteja interessado em comprar um veículo e precise consultar o RENAVAM original do veículo, utilize as ferramentas oficiais do DETRAN de seu estado ou realize uma inspeção veicular, também chamada de laudo cautelar.
Com essas dicas você poderá fazer o seu anúncio ou procurar o seu próximo veículo com mais segurança aqui no iCarros.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro