15/10/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Entre 1969 e 1973, na ditadura militar, o Brasil viveu o Milagre Econômico, época em que, à custa de endividamento externo, o PIB crescia ao ritmo de dois dígitos ao ano. Ninguém se importava muito com o preço da gasolina, e o país produzia carros esportivos potentes e beberrões.
Em outubro de 1973 eclodiu no Oriente Médio a Guerra do Yom Kippur. Derrotados, os países árabes, principais produtores de petróleo do mundo, impuseram um embargo a vários países ocidentais que apoiaram Israel na guerra, e o preço do barril de petróleo subiu 400%.
Os reflexos na indústria automotiva foram imediatos. O Brasil reagiu desenvolvendo e incentivando carros a álcool e diminuindo o tamanho – e consequentemente os motores, potência e consumo - de seus carros. E proibiu a importação de automóveis em 1976.
Leia mais:
+ Os carros especiais de James Bond nos filmes 007
+ As inesquecíveis peruas brasileiras: Variant II x Belina II
+ Mercedes-AMG 63 em traje de gala (e para poucos)
Mas a indústria precisava oferecer sonhos de consumo para os amantes dos esportivos. E surgiram os carros que são muito mais esportivos por fora que sob o capô.
Listamos aqui os sonhos de consumo oferecidos pelas cinco montadoras presentes no Brasil nos anos 70 e 80 – Volkswagen, Ford, GM, Chrysler e Fiat - dois produzidos durante o Milagre, três após a crise do petróleo. Sempre em seus anos de lançamento. A diferença é nítida.
1. Opala SS 1969 -6 cilindros – 4.1 – 140 CV
2. Dodge Charger R/T 1971 – 8 cilindros – 5.2 – 215 CV
3. Passat TS 1976 – 4 cilindros, 1.6 - 96 CV
4. Escort XR-3 1985 – 4 cilindros 1.6 - 83 CV
5. Fiat Uno 1.5R 1988 – 4 cilindros – 1.5 – 85 CV
+ Aproveite condições especiais para comprar esses esportivos no Feirão iCarros
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro