entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Argo GSR e Mobi GSR saem de linha

Com a baixa, não há mais carros fabricados no Brasil com câmbio automatizado de embreagem única

28/01/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma era chega ao fim: não há mais carros produzidos no Brasil equipados com transmissão automatizada de embreagem única. Com a virada do ano, a Fiat encerrou a fabricação de Argo GSR e Mobi GSR. O Cronos GSR continua até o fim dos estoques, que não devem durar muito além dos próximos meses.

Procurando um Mobi? Veja ofertas

Última fabricante a aposentar a transmissão automatizada de embreagem única, a Fiat tira de linha os modelos fabricados no Brasil com esse tipo de transmissão. No Argo ela era oferecida na versão Drive equipada com motor 1.3 de 109 cv e 14,2 kgfm de torque.

O modelo servia como intermediário entre o modelo Drive 1.3 aspirado e os topo de linha Precision e HGT equipados com câmbio automático de verdade. Já no caso do Mobi a versão Drive GSR atuava como topo de linha e variante mais cara do subcompacto de entrada da Fiat.

Prefere um Argo? Confira ofertas aqui

No Mobi, o câmbio GSR era pareado ao motor 1.0 três cilindros aspirado de  77 cv e 10,9 kgfm de torque. A aposentadoria do Fiat Mobi Drive GSR coincide com o aumento de preços sofridos pelo hatch que fizeram com que ele perdesse o título de carro mais barato do Brasil.

Histórico

A transmissão automatizada de embreagem única começou no Brasil com a Chevrolet Meriva e seu câmbio Easytronic. Chegou ao Agile pouco tempo depois, sendo o último carro da Chevrolet produzido com essa transmissão.

Na Fiat a transmissão estreou em 2008 no Stilo e depois foi empregada em diversos modelos da marca: Linea, Bravo, Punto, Idea, Siena, Palio, Uno, Strada, Argo, Cronos e Mobi. A Fiat usou o câmbio automatizado Dualogic (depois GSR) em motores 1.0, 1.3, 1.4, 1.6 e até 1.8.

Na Volkswagen a transmissão automatizada I-Motion serviu à linha de compactos antes da popularização do câmbio automático Tiptronic. Foi usada em up!, Fox, Gol e Voyage. Foi descontinuada em 2019 quando os modelos foram renovados.

Por fim, a última marca a entrar na disputa dos automatizados monoembreagem, mas que rapidamente abandonou esse conjunto, foi a Renault. O polêmico Easy’R foi visto nos primeiros anos da segunda geração de Sandero, Logan e Stepway. Cerca de um ano antes da reestilização e da estreia do câmbio CVT, o Easy’R foi descontinuado.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

Independentemente da marca em que esse tipo de transmissão era oferecido, ela era constantemente alvo de críticas. Easy’R, Dualogic/GSR, I-Motion e Easytronic sofriam com constantes trancos na troca de marcha, lentidão na operação e falta de recursos de câmbios automáticos regulares.

A proposta inicial era oferecer uma transmissão mais barata que a automática tradicional, reduzindo os custos de venda. No entanto, com a popularização do câmbio com conversor de torque a solução automatizada baseada numa caixa manual robotizada se mostrou tão custosa quanto e menos conveniente.

Leia mais:
+ Carros da Fiat e Jeep poderão comprar McDonald's pela tela
+ Fiat confirma SUV compacto no Brasil para 2021
+ Fiat Mobi encarece: não é mais o carro mais barato do Brasil

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.