entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat e Peugeot não vão matar marcas após casamento

Fusão da FCA e PSA colocava marcas como Lancia e Chrysler em risco, mas novo presidente garante que não

11/11/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com nada menos do que 13 marcas para gerenciar, o novo grupo a ser formado pelo casamento de PSA e FCA tem um forte trabalho à frente. Apesar de muitas marcas se entrelaçarem, Carlos Tavares, atual CEO do grupo Peugeot Citroën e futuro comandante da fusão, garantiu que nenhuma marca morrerá com o matrimônio.

Caso Lancia e Chrysler

Atualmente, Lancia e Chrysler já lutam pela sobrevivência dentro da FCA. A Lancia tem presença restrita somente à Itália com o velho hatch Ypsilion o qual divide plataforma com o Fiat Panda e com o Fiat Uno. Apesar de esquecida, a Lancia consegue somente na Itália vender mais que a Alfa Romeo em toda Europa.

Veja aqui ofertas de carros da Fiat na sua cidade

Outro problema dentro do portfólio PSA-FCA está na Chrysler. A marca que estampa junto da Fiat o nome do grupo automotivo hoje é representada basicamente pela minivan Pacifica e por sua irmã gêmea de entrada, a Voyager. O icônico sedã 300 está velho e vende cada vez menos.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Apesar dessas duas pedras no sapato, Carlos Tavares, em entrevista ao BFM Business, disse que “é parte do desafio gerenciar adequadamente essas marcas para cobrir o mercado. Eu não vejo necessidade, se o negócio for concluído, de remover alguma marca porque cada uma tem sua história e suas forças”.

Forças para cada região

Dentro da estratégia PSA-FCA, o grupo terá como marcas de base Citroën, Fiat, Opel e Vauxhall. O degrau intermediário entre marcas generalistas e premium ficará a cargo de Peugeot, Lancia e Chrysler. Já o segmento premium será coberto por DS e Alfa Romeo.

O grupo ítalo-franco-americano ainda tem marcas de nicho como a luxuosa e esportiva Maserati, a marca de SUVs Jeep e a especialista em picapes, RAM - vale lembrar que as duas últimas são as marcas de maior volume global hoje da FCA.

Melhores destaques para você:
+ Fiat, Peugeot e Citroën já fizeram carros juntas no passado
+ Fiat-Chrysler se junta ao grupo Peugeot Citroën
+ Fiat Argo fica mais caro enquanto novos rivais estreiam
+ Peugeot confirma caminhonete média para o Brasil
+ Peugeot e Citroën terão plataforma global do 208 no Brasil
+ Peugeot confirma caminhonete média para o Brasil

A união fará com que a PSA retorne com bases mais sólidas ao mercado americano e melhore sua imagem e presença na América Latina ao passo que a Fiat Chrysler se aproveitará da boa imagem e capilaridade que Peugeot, Citroën e Opel têm na Europa para voltar a ganhar espaço com Fiat, Jeep e Alfa Romeo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.