Fiat Strada não é primeira picape pequena 4 portas no mundo

Dacia, subsidiária da Renault, foi a primeira a atuar nesse segmento. Agora, 14 anos depois, a Fiat Strada chega

25/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com toda pompa de ser a primeira picape compacta com quatro portas à ser vendida e produzida no Brasil, a Fiat Strada 2021 não é tão pioneira quanto parece. Apesar de a fórmula ser um tanto quanto desconhecida, outra picape compacta já apresentava essa receita há mais tempo que a Fiat. Mais especificamente a Dacia, subsidiária da Renault.

Leia mais:
+ Strada 2021 será o primeiro Fiat do mundo com novo logotipo
+ Por que a Fiat Strada vende tanto no Brasil? | Avaliação
+ Fiat anuncia dois SUVs para o Brasil a partir de 2021

Chinelo romeno

Antes de fazer parte do grupo Renault em 1999, a Dacia era apenas uma marca romena de baixo custo com praticamente um modelo, o série 1300, com diversos derivados. Um deles era a Dacia Pick-up, também chamada de Shifter e Gamma, porém ela ficou mesmo popularmente conhecida como Papuc, que significa chinelo em romeno.

A picape da Dacia foi produzida entre 1975 e 2006, sendo substituída pela picape Logan. Ao todo foram quatro variantes: cabine simples feita entre 1975 e 2006, cabine estendida (King Cab) entre 1994 e 2003, caçamba metálica (Dropside) entre 1982 e 2006 e a cabine dupla entre 1992 e 1998 na versão 1307 e até 2006 na 1309.

Apesar de terem sido lançadas no mesmo ano, a Dacia Pick-up 1307 e a Pick-up 1309 eram completamente diferentes. A Dacia 1309 era derivada diretamente da versão perua, sendo apenas uma variante cortada da perua 1310 Break. A Dacia removia a terceira janela, criava um baú e invertia a abertura da tampa traseira.

Com isso ela estava mais para uma perua cortada do que para uma picape compacta de quarto portas. O modelo que realmente levou a proposta que hoje traz a Fiat Strada à sério foi a Pick-up 1307. Ela sim baseada na Pick-up original (1304), porém com entre-eixos alongado.

Ela usava as mesmas portas traseiras do sedã 1303, mas por conta do entre-eixos mais longo, formava-se um enorme buraco entre o recorte da porta traseira e a caixa de roda. A caçamba era funda e comprida como nas versões de cabine simples.

Maior que a Oroch

Esse é o motivo pelo qual a Dacia 1307 era mais comprida que uma Renault Oroch, apesar de ter largura e altura equivalentes às da atual Fiat Strada. São 4,79 m de comprimento na Dacia contra 4,70 m na Oroch e 4,43 m na Strada. A versão de cabine simples com entre-eixos regular ficava próximo à picape da Fiat, com 4,59 m de comprimento.

Na largura a picape Dacia entregava 1,63 m e na altura, 1,55 m. Comparando com a Strada atual, a picape da Fiat é 3 cm mais larga e 3 cm mais alta. Já a capacidade de carga variava entre 1.125 kg e 1.270 kg, dependendo da versão.

Enquanto a nova Strada será equipada com motor 1.3 Firefly em sua versão quatro portas, a picape da Dacia tinha à sua disposição motores Renault bastante fracos. O mais potente de todos era um 1.6 gasolina com parcos 73 cv e 12,5 kgfm de torque. Havia também um diesel 1.9 com 64 cv e 12 kgfm de torque apenas.

Versátil, a picape Dacia teve versões com tração dianteira ou tração 4x4, variando de acordo com o ano e versão. Vale destacar que sua rival direta era a Peugeot 504 Pick-up, ou como é conhecida pelos brasileiros, Peugeot 1,2 Tonelada.

​Genérico

Sem dúvida, o que a picape Dacia mais pecava era no visual. A carroceria era extremamente quadrada e sem grandes ousadias. A dianteira sempre foi genérica, tendo faróis e grade em um mesmo conjunto como alguns carros brasileiros dos anos 1980. Em 1999, a picape Dacia trouxe faróis e grade separados, em um estilo que foi depois replicado pelo Logan.

Na traseira, lanternas retangulares sem inspiração faziam lembrar levemente a Ford Courier, enquanto o vidro traseiro alto e sem conexão visual com o restante da cabine faz parecer as bizarras conversões de picapes feitas com carros antigos no Brasil. O nome Dacia vinha escrito na tampa da caçamba, acompanhado pela placa de identificação.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro