entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat trabalha em motor turbo 6 cilindros em linha

Parte da família de motores que gerou os Fiat Firefly, novo propulsor pode ser aproveitado por várias marcas

04/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O grupo FCA está rapidamente renovando seus motores no mundo. Os primeiros passos foram dados no Brasil com a família GSE (Global Small Engine) que deu origem aos Firefly 1.0 e 1.3, que em breve terão a companhia de variantes turbinadas. Agora além deles, a Fiat desenvolve um inédito motor seis cilindros em linha.

Firefly Pentastar

Batizado de GME-T6 (Global Medium Engine Turbo Six Cilinder), o motor será maior que os Firefly e tem como objetivo equipar modelos mais caros do grupo. Dificilmente algum Fiat terá o novo motor seis cilindros em linha, deixando o novato para marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Dodge e RAM.

Leia também: Ferrari reconhece que eletrificação de seus carros dói. Inevitavelmente seus esportivos ficarão mais pesados

O motor tem como objetivo substituir o já defasado Pentastar V6 da Chrysler. A ideia da Fiat com ele é que seja usado pelo máximo de marcas e modelos quanto possível e em escala global – o que pode levar à DS e Opel usarem esse motor em seus modelos de grande porte se o casamento FCA e PSA for consumado.

Cavalaria extra

Para evitar taxação extra, a Fiat quer que o motor seis cilindros em linha tenha deslocamento máximo de 3.0 litros, por isso a ajuda do turbo é essencial para cobrir as faixas de potência hoje abrangidas pelo Pentastar V6. Além disso, ele terá sistema eBooster que permite eliminar o turbolag em baixas rotações.

Leia também: Cadillac Escalade: figurinha carimbada nas garagens das celebridades, de executivos, políticos e astros de filmes e séries nos EUA

Segundo o site Mopar Insiders que revelou os planos do motor seis cilindros Fiat, o GME-T6 terá potência entre 360 cv e 525 cv, podendo ser facilmente aproveitado até por versões esportivas dos Alfa Romeo. Os registros são de 2018, o que indicam que o motor já deve estar em fase de testes.

Leia também: Honda Civic Touring e Chevrolet Cruze Premier em um super comparativo para determinar quem é o melhor rival do Toyota Corolla

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.