04/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Firefly Pentastar
Batizado de GME-T6 (Global Medium Engine Turbo Six Cilinder), o motor será maior que os Firefly e tem como objetivo equipar modelos mais caros do grupo. Dificilmente algum Fiat terá o novo motor seis cilindros em linha, deixando o novato para marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Dodge e RAM.
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O motor tem como objetivo substituir o já defasado Pentastar V6 da Chrysler. A ideia da Fiat com ele é que seja usado pelo máximo de marcas e modelos quanto possível e em escala global – o que pode levar à DS e Opel usarem esse motor em seus modelos de grande porte se o casamento FCA e PSA for consumado.
Cavalaria extra
Para evitar taxação extra, a Fiat quer que o motor seis cilindros em linha tenha deslocamento máximo de 3.0 litros, por isso a ajuda do turbo é essencial para cobrir as faixas de potência hoje abrangidas pelo Pentastar V6. Além disso, ele terá sistema eBooster que permite eliminar o turbolag em baixas rotações.
Segundo o site Mopar Insiders que revelou os planos do motor seis cilindros Fiat, o GME-T6 terá potência entre 360 cv e 525 cv, podendo ser facilmente aproveitado até por versões esportivas dos Alfa Romeo. Os registros são de 2018, o que indicam que o motor já deve estar em fase de testes.
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