Ford revela o Bronco Sport, o rival off-road do Jeep Compass

Bronco Sport será vendido no Brasil junto ao Territory e ao Escape para formar a trinca de SUVs médios da Ford

15/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de muitos vazamentos, especulações e boatos, a Ford finalmente revelou oficialmente o inédito Bronco Sport. Parte da estratégia global de expansão do segmento de SUVs, ele será um dos três médios que a marca oferecerá no Brasil até 2021. Ele será situado entre o chinês Territory e o híbrido Escape para brigar com o Jeep Compass.

Leia mais:
+ Ford chama Jeep Wrangler para a briga com o ressuscitado Bronco
+ Ford aumenta preços da Ranger pela segunda vez em 15 dias
+ Ford Ka Sedan continua a cair no segmento de sedãs compactos

Bronco Compass

Diferentemente do Bronco que é construído como as picapes em chassi sob cabine, o Bronco Sport tem estrutura monobloco e compartilha a plataforma C com o Focus e com o Escape. Isso, no entanto, não diminui as capacidades off-road do SUV médio.

Independentemente da motorização, o Bronco Sport traz tração 4x4 de série com sistema GOAT (Goes Over Any Terrain – vai a qualquer terreno, mas a sigla também faz alusão ao anima bode/cabra) de gerenciamento eletrônico com modos Normal, Eco, Sport, Sliperry and Sand (escorregadio e areia).

As versões Badlands e First Edition, focadas no off-road mais pesado como a Trailhawk do Jeep Compass, ainda trazem os modos Mud/Ruts (lama e terrenos difíceis) e Rock Crawl (pedras). Nessas variantes, a suspensão é reforçada e elevada, além de serem instalados pneus de 29 polegadas todo terreno.

Com isso, o ângulo de entrada e de saída do Bronco Sport aumentam a ponto de superar o Jeep Compass Trailhawk com seus para-choques recuados. O SUV médio da Ford também é capaz de atravessar até 60 cm de água sem comprometer o conjunto mecânico.

Veja aqui ofertas de carros da Ford na sua cidade

O Ford Bronco Sport possui 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura (com espelhos), 1,78 m de altura e tem entre-eixos de 2,67 m. Comparando ao Jeep Compass, o Bronco Sport é 3 cm mais curto, mas tem largura e altura semelhantes.

Sem diesel, por enquanto

Ao contrário de seu principal rival que traz tração 4x4 somente nas versões diesel, o Ford Bronco Sport será oferecido somente com motores a gasolina por enquanto. É possível que ele receba opções diesel para ser comercializado na Europa e na América Latina, porém essa possibilidade para os EUA é muito remota.

As versões Base, Big Bend e Outer Banks são equipadas com motor 1.5 três cilindros EcoBoost turbo de 182 cv e 26,3 kgfm de torque – é um motor bastante parecido com o usado no Ka e no EcoSport, porém com turbo.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

Já os modelos Badlands e First Edition trazem o 2.0 quatro cilindros turbo EcoBoost de 248 cv e 38 kgfm de torque. Seu rival Jeep Compass na versão aventureira Trailhawk conta com motor diesel 2.0 turbo quatro cilindros de 170 cv e 35,7 kgfm de torque.

Independentemente da escolha de motor, o Bronco Sport traz câmbio automático de oito marchas com seletor rotativo de marcha herdado do aposentado Fusion. As trocas de marcha atrás do volante estão disponíveis para versões mais sofisticadas.

Mini Bronco

Tratada agora como uma submarca, a família Bronco traz uma identidade visual comum entre todos os seus modelos e que foge completamente do que a Ford apresenta atualmente em seus SUVs. Em comum ao Bronco e ao Bronco Sport está a carroceria quadrada, parruda e cheia de linhas retas.

A dianteira exibe faróis ovalados no Bronco Sport, mas com o mesmo elemento redondo acompanhado de um friso de LED que se estica até o centro da grade frontal, que é diferente para cada versão. Capô reto e teto com pequeno ressalto na traseira fazem remeter aos Land Rover Discovery.

O teto pintado em preto é de série a partir da versão intermediária Outer Banks. Na traseira, lanternas nas extremidades têm iluminação de LED. O nome Bronco Sport vem estampado na tampa traseira lisa e o vidro traseiro pode ser aberto independentemente da tampa do porta-malas, como no Hyundai Tucson antigo.

Por dentro o Bronco Sport não é tão radical na proposta off-road e retrô quanto o Bronco original. Há um misto de elementos de SUVs urbanos com elementos da nova família. O volante, por exemplo, é o mesmo do EcoSport, porém com o cavalo dando coice símbolo da família Bronco.

A central multimídia flutuante entre as saídas de ar faz lembrar da Ranger, assim como o layout de seus comandos do ar-condicionado. O painel de instrumentos é parcialmente digital e traz modernidade ao conjunto. O Bronco Sport ainda conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro