10/04/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Para produzir em série – e, espera-se em larga escala – sua primeira picape elétrica e também o SUV Hummer EV, a General Motors está promovendo uma reforma geral de sua antiga fábrica de Hamtramck, em Detroit – cidade norte-americana onde nasceu e floresceu a indústria automobilística do país.
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Rebatizada de Factory Zero, a unidade passará a se dedicar exclusivamente aos modelos “limpos”, ou “zero emission” – zero emissões, termo mais comumente associado aos veículos movidos por baterias.
Picape sustentável
E o primeiro desses modelos traz com ele uma grande responsabilidade para aquela planta: produzir a inédita versão elétrica do modelo mais vendido pela empresa nos Estados Unidos, a picape Silverado.
A empresa informa que a nova versão da picape tem seu projeto desenvolvido desde o início para ser um veículo EV (elétrico), e não uma adaptação de outro já existente e que usa combustível. Para isso, está sendo utilizada a plataforma Ultium, desenvolvida pela montadora para ser a base de toda a sua nova geração de produtos.
A ideia é casar toda essa nova tecnologia ambientalmente mais sustentável com todas as tradicionais virtudes da maior das picapes da Chevrolet. Prevê-se que, quando o modelo chegar às concessionárias, ele possa rodar até 640 km com a carga completa de suas baterias.
Cara de mau, alma tecnológica
O segundo modelo previsto para a Factory Zero é o novo Hummer EV SUV. Recentemente apresentado na forma de uma super picape – que deve entrar em produção até o final de 2021 –, o ex-combatente Hummer vem se somar à linha, oferecendo uma opção igualmente capacitada para o fora de estrada, mas mais confortável para passageiros.
Recheado de novas tecnologias, o grande SUV poderá ser equipado com até três motores elétricos que, trabalhando em conjunto, geram mais de 840cv de potência. Segundo a GM, essa usina fará com que ele arranque de 0 a 100 km/h em algo como 3,5 segundos.
Outras funcionalidades também impressionam, como, por exemplo, um recurso batizado de Crabwalk, que permite que as quatro rodas virem em manobras, o sistema de condução autônoma em estradas Super Cruise e, ainda, um gerador elétrico que poderá ser usado para alimentar eletrônicos e até outros veículos a bateria.
Futuro nos elétrons
Com um investimento de 27 bilhões de dólares para desenvolver veículos elétricos, a GM e planeja vender mais de 1 milhão desses carros até 2025 globalmente. O principal alicerce tecnológico para a eletrificação das marcas da General Motors é a plataforma Ultium.
Criada especialmente para servir de base aos novos EVs das marcas da empresa, ela chega acompanhada por novas ferramentas de desenvolvimento virtual, que contribuirão para reduzir o tempo empregado no desenvolvimento dos novos produtos em quase 50% - ou cerca de 26 meses.
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