entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Honda inicia pré-venda da Fireblade 2022 por R$ 159.000

Motocicleta tem DNA esportivo e está prestes a completar 30 anos de história com tecnologia desenvolvida na Moto GP

02/10/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Honda iniciou a pré-venda da nova CBR 1000RR-R Fireblade SP a partir de R$ 159.000. A motocicleta, que tem o DNA das pistas, foi lançada em 1992 e está prestes a completar 30 anos de história. Para comemorar as três décadas da superesportiva, a fabricante trouxe muitas novidades para o modelo 2022. 

O visual da Fireblade ganhou novas aletas laterais que elevam o “downforce”, dando mais qualidade para a condução do motociclista em altas velocidades.  

A CBR 1000RR-R é impulsionada pelo motor quatro cilindros de 1.000 cc e  216,2 cv de potência máxima a 14.500rpm. São 11,5 kgfm de torque a 12.500 rpm.  

Essa motorização é nova e foi projetada em um trabalho conjunto da Honda com o time de engenheiros da Honda Racing Corporation na MotoGP.  

Leia mais:
+ Nova BMW G 310 R chega ao mercado brasileiro de motos
+ Moto da BMW lançada em 1923 ainda inspira modelos atuais
+ Scooter mais vendida do Brasil, Honda PCX ganha novas cores

Tecnologia embarcada 

O equilíbrio entre rigidez, distribuição de peso e a geometria da direção foram parâmetros cuidadosamente ajustados para conciliarem a maior potência do motor, incremento do nível de aderência à frente e atrás, bem como a sensibilidade que a ciclística transmite ao piloto. O pneu traseiro tem nova medida: 200/55-ZR17. 

A nova plataforma inercial é de seis eixos e a motocicleta também vem com novo amortecedor de direção, suspensões Ohlins e freios Brembo. O painel de instrumentos TFT é de 5 polegadas.  

O acionamento dos comandos de válvulas no cabeçote é misto, com corrente e engrenagens. As válvulas são acionadas por balancins, as bielas de titânio e as tecnologias de redução de atrito internas derivaram da moto de competição RC 213V-S, além de injetores de óleo nos pistões, com sistema de esfera de retenção, e passagens inferiores bypass para as camisas de água dos cilindros integradas ao bloco. 

No centro da parte frontal da carenagem, ponto de maior pressão aerodinâmica, há um duto tipo ram-air que contorna a coluna de direção e ruma diretamente para a caixa do filtro de ar. Os coletores do escape 4-2-1 são ovalizados e a ponteira foi desenvolvida em conjunto com a Akrapovic. 

A Fireblade 2022 chega com controle de tração otimizado e controle de largada (launch control) para melhor performance nas arrancadas. O chassi Diamond é de alumínio e tem balança da suspensão traseira mais longa.  

Os pistões são forjados em alumínio A2618 (o mesmo usado na RC 213V-S) para efeitos de resistência, durabilidade e baixo peso; cada pistão é 5% mais leve do que na Fireblade anterior.  

Para garantir alta resistência ao desgaste pela rotação elevada, as saias dos pistões agora apresentam um revestimento Ober (teflon e base de molibdênio) e uma cobertura de níquel-fósforo nas ranhuras dos pinos dos pistões. 

A motocicleta pode ser customizada em duas cores: vermelha ou preta perolizada. O valor de pré-venda é R$ 159.000 e não inclui os gastos com seguro e despesas de frete. As primeiras unidades chegarão aos clientes da Honda em outubro. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.