Hyperion XP-1 atinge 356km/h e supera limites

Pilhas a hidrogênio e tecnologia aeroespacial juntas nesta hipermáquina

05/04/2021 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Um dos carros mais avançados em termos de ideias, desenho e proposta de tração elétrica já surgidos é o Hyperion XP-1. Como bem afirmou o site Carscoops, sua aparência assemelha-se à de um Bugatti que chegou do espaço sideral.

Leia mais:
+ O Mercedes elétrico sem volante com 700 km de autonomia
+ O Rolls-Royce do futuro, 5 anos depois, ainda impressiona
+ Polêmico Mustang SUV elétrico faz 0-100km/h em 3,5 segundos

Entre as várias características impressionantes estão alcance de 1.600 km, aceleração de 0 a 96 km/h em 2,2 s, velocidade máxima de 356 km/h e apenas 1.248 kg de peso em ordem de marcha.

Utiliza pilhas a hidrogênio para gerar eletricidade a bordo para seus quatro motores elétricos (um para cada roda), cuja potência e torque totais ainda não foram revelados. Curiosamente lança mão de uma caixa de câmbio automática de três marchas (uma versão do Porsche Taycan tem duas marchas).

Um carro elétrico comum precisa apenas de uma marcha à frente. Tempo de recarga é praticamente igual ao de um automóvel convencional com motor a combustão.

O engenheiro por trás dessa hipermáquina é o americano Angelo Kafantaris, CEO e membro fundador da Hyperion, uma empresa criada em Orange, no sul da California, há 11 anos. Há uma divisão de automóveis, outra aeroespacial e mais uma de energia.

“Estamos extremamente entusiasmados em lançar o XP1 para o mundo e assim educar as pessoas sobre os benefícios dos sistemas de energia à base de hidrogênio. Como elemento mais abundante do universo, o potencial é virtualmente ilimitado. Nosso objetivo é ressaltar a importância histórica do hidrogênio a partir de veículos inspiradores e soluções de infraestrutura. Com a estreia do nosso primeiro automóvel, pretendemos dar o pontapé inicial na fronteira final em direção a um amanhã mais limpo para as gerações vindouras”, afirma o executivo.

Este cupê esporte surgiu como protótipo em agosto de 2020. Havia o plano de apresentá-lo ao vivo pela primeira vez na edição 2021 da CES (Feira de Eletrônica de Consumo, em inglês), sempre realizada em janeiro, em Las Vegas.

Entretanto, a exposição tradicional deste ano foi totalmente substituída por apresentações pela internet em razão da pandemia do coronavírus. A empresa decidiu, então, camuflar o XP-1 e fazê-lo desfilar pela principal avenida da cidade, The Strip. De tão camuflado quase passou despercebido.

Pouco já se sabe sobre este exótico carro: chassi em compósito de fibra de carbono e titânio extremamente leve (além de dispensar as pesadas baterias de íons de lítio) e no interior uma espetacular tela multifunção de 98 polegadas controlada por voz e gestos, além de abertura das portas em “V”.

Ultracapacitores ajudam a transferir potência maior aos motores. A carroceria inclui elementos aerodinâmicos ativos que funcionam como painéis solares para obter mais energia.

A fabricante não anunciou a faixa de preço e nem como vai montar a rede de abastecimento de hidrogênio. O site Business Insider avaliou Kafantaris como grande defensor do hidrogênio e o XP1 seria uma boa estratégia de divulgação.

A apresentação oficial está prevista para agosto próximo e a produção, no final deste ano. As primeiras entregas só em 2022. Apenas 300 unidades serão fabricadas. 

Confira:

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.