entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hyundai Venue terá câmbio manual sem pedal de embreagem

Lembra do Fiat Palio Ciyimatic ou do Mercedes-Benz Classe A semiautomático? O princípio aqui será o mesmo

07/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, diversas montadoras apostavam nas transmissões manuais sem pedal da emnreagem, como fez a Fiat com o Palio Citymatic, a Mercedes-Benz com o Classe A semiautomático e a Chevrolet com o raríssimo Corsa Autoclutch. Agora, em pleno 2020, a Hyundai quer voltar com essa tecnologia.

Leia mais:
+ CAOA comemora 1 milhão de Hyundai, HB20S chega a 250 mil
+ Hyundai HB20 chega à linha 2021 somente nas versões 1.0
+ Qual o preço do seguro dos carros mais vendidos do Brasil?

 

Anunciado para a Índia, o sistema iMT para o SUV subcompacto Venue trará a combinação entre a transmissão manual e apenas dois pedais. O sistema traz um atuador eletrônico que aciona a embreagem quando entende que o motorista quer trocar de marcha.

Veja aqui ofertas de carros da Hyundai na sua cidade

Enquanto em um automatizado como os Dualogic, I-Motion e Easy’R oferecidos no Brasil traziam o mesmo tipo de atuador eletrônico, porém promoviam a troca de marcha automaticamente, o sistema iMT do Hyundai Venue obrigará ao motorista a trocar as marchas pela alavanca como em um carro manual.

É recomendado que o motorista retire o pé do acelerador ao trocar de marcha da mesma maneira que faz em um carro com pedal de embreagem, a fim de evitar trancos. Em sistemas automatizados essa recomendação também vale.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

Na teoria pode parecer um sistema muito confuso, já que não há pedal de embreagem, mas ainda é necessário fazer as trocas pela alavanca como um carro manual tradicional. Por conta disso que muitas fabricantes adotaram o nome semiautomático para o sistema.

Teremos no Brasil?

A transmissão semiautomática da Hyundai será oferecida, a princípio, somente no Venue na Índia. Não há expectativa da adoção do sistema no Brasil no HB20 ou no Creta, visto que o câmbio automático é muito bem aceito no nosso país. Já o Venue é esperado para o nosso país, mas não há nada confirmado até o momento.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.