entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Indústria em maio: limitações de produção seguram as vendas

A produção nas montadoras cresceu apenas 1% sobre abril; exportações aumentam 9%, segundo Anfavea

12/06/2021 - Fernando Calmon / Foto: Foto: Inês Campelo/Jeep/Divulgação / Fonte: iCarros

O mercado brasileiro continua comprando praticamente tudo que é ofertado pela indústria, incluídos veículos leves e pesados. Isso se repetiu em maio último, com estoques pressionados e muito abaixo do que seria necessário para pronta entrega.

São apenas 10 dias nas concessionárias e cinco nos pátios dos fabricantes, situação que se repete a cada mês desde novembro de 2020. As vendas diárias empacaram em quase 9.000 unidades no mês passado.

A produção cresceu apenas 1% sobre abril. Como as exportações aumentaram 9% para cumprir compromissos assumidos e as importações ainda sofrem impactos pelo dólar alto, não há mesmo como atender a demanda interna.

Leia mais:
+ Carro voador: Embraer recebe 250 novas encomendas do veículo
+ Fiat promete parar fabricação de carros a combustão até 2030
+ Maserati anuncia Levante Hybrid: o 1º SUV híbrido da marca

Uma situação singular: há dois anos havia grande oferta e procura baixa; hoje, pouca oferta e grande procura. A opção tem sido comprar o que está disponível ou partir para os carros usados. Este ano, em maio, a comercialização de automóveis e comerciais leves usados cresceu 19% sobre abril.

Está difícil revisar as projeções para 2021, enquanto a importação de semicondutores ainda estiver sob pressão. Em termos mundiais, a previsão é de queda de 3% a 5% na produção por conta desta escassez que afeta mais algumas marcas do que outras.

No Brasil, no entanto, o mercado e a produção vão crescer no mínimo 15% e 25%, respectivamente, porque a base comparativa com 2020 é muito baixa, segundo projeções da Anfavea.

São Paulo emplacou menos veículos do que Minas Gerais pela primeira vez. A razão é o aumento do ICMS que o governo paulista só agora diz que será por um prazo de dois anos, depois da má repercussão da medida.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.