Kia confirma Seltos no Brasil, mas não tem data para estrear

Decisão sobre qual SUV compacto a Kia venderia no Brasil finalmente foi revelada e o Seltos é o escolhido

02/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Além do Rio, outra promessa antiga da Kia no Brasil era a de vender um SUV compacto. Ao longo do tempo, três nomes eram os mais cotados: o chinês KX3, o europeu Stonic e o indiano Seltos. A escolha recaia sobre o Seltos, agora confirmado oficialmente pela Kia em seu Instagram.

Leia mais:
+ Novo Kia Soul chega em 2020 com motor 1.6 e versão elétrica
+ Kia Sonet, SUV com tamanho de HB20, estreia em agosto
+ Kia Rio não terá motores 1.0 e turbo do HB20 no Brasil

Apesar da revelação, a Kia ainda não confirmou quando o Seltos será vendido no Brasil. Durante o lançamento do Rio no início do ano, a marca sul-coreana afirmava que um SUV compacto seria vendido no Brasil ainda em 2020, mas os planos podem ter atrasado por conta da pandemia.

Indiano, americano, brasileiro

O Seltos foi desenvolvido pela Kia para ser vendido na Índia e nos Estados Unidos como alternativa ao Hyundai Creta (Kona nos EUA) e colocar a marca sul-coreana no concorridíssimo segmento de SUVs compactos. No Brasil enfrentará Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Nissan Kicks e VW T-Cross.

Veja aqui ofertas de carros da Kia na sua cidade

Por conta do tipo de atuação da Kia no Brasil, o Seltos será um dos únicos SUVs compactos da categoria que não são produzidos no Brasil ou Mercosul. Hoje o único modelo importado na cateogoria é o Suzuki Vitara, que é produzido na Hungria.

O Kia Seltos deverá ser importado da Índia ou da Coréia do Sul, únicos países que atualmente produzem o modelo. Há chances de a planta mexicana, que faz Cerato e Rio, também produzir o SUV. 

O Seltos tem 4,37 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,61 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, sendo um dos SUVs mais longos da categoria, junto do Creta. O porta-malas de 435 litros também é grande, sendo 4 litros maior que do primo Hyundai.

Coração de Creta

Não há ainda confirmações sobre quais serão os motores do Kia Seltos no Brasil. Os mais cotados são justamente os propulsores já usados pela marca. O 1.6 quatro cilindros flex de 130 cv pode aparecer nas versões de entrada do Seltos, enquanto o 2.0 de 167 cv pode chegar às variantes mais sofisticadas.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Os motores são exatamente os mesmos usados pelo Hyundai Creta no Brasil, mas também utilizados por outros modelos da Kia. O 1.6 equipa Rio e Soul, enquanto o 2.0 está debaixo do capô de Cerato e Sportage. Vale lembrar que a Kia não usa motor 1.0 três cilindros turbo no Brasil por imposição da Hyundai.

Como manda a cartilha de SUVs no Brasil, o Kia Seltos será vendido somente com transmissão automática de seis marchas. Dificilmente o modelo terá opção de tração nas quatro rodas no Brasil, apesar de contar com essa alternativa nos Estados Unidos nas versões mais caras.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro