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L200 Triton Sport alia performance e resistência no Sertões

Tanque de combustível traz uma das maiores diferenças entre o modelo da Mitsubishi de rally e o das ruas

28/10/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os carros que competem no rally, como o Sertões, possuem características bem distintas dos modelos que vão para as concessionárias e para as ruas. Um exemplo disso é a picape Mitsubishi L200 Triton Sport Racing, carro que é pilotado por Guiga Spinelli e tem auxílio de Youssef Haddad na navegação.  

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O modelo de rally foi desenvolvido em conjunto pela Mitsubishi Motors do Brasil a Spinelli Racing, além de contar com toda a tecnologia da South Racing e da fábrica WCT Engineering, sediada na África do Sul, e que tem a especialidade de trabalhar com carros de competição.  

“Nosso carro é da categoria principal do rally cross country, a T1, feito para competir em qualquer rally do mundo. O modelo estreou em 2019 e tem um chassi tubular, com semelhanças ao da Stock Car por conta da gaiola. Nossa L200 tem uma mecânica toda especial com muitos componentes, embalados pelo motor V8 de aproximadamente 400 cavalos (contra um quatro cilindros em linha de 190 cavalos da versão 2.4 de rua)”, diz Guiga, que é pentacampeão do Sertões. 

Uma das curiosidades da Mitsubishi que vai participar do Sertões nesta semana é a diferença de autonomia do carro. O modelo de competição faz um pouco mais de 1 km/l, enquanto a Mitsubishi L200 Triton 2020, que é vendida aqui no País, é de 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, sempre com diesel.  

É bem verdade também que o tamanho do tanque de combustível é bem diferente entre os modelos. O carro de rally possui um tanque que tem capacidade de 500 litros, enquanto a L200 Triton 2.4 Diesel Sport tem um tanque com 75 litros. Os modelos 2.4 Flex Outdoor e 3.2 Diesel GLX/Savana possuem 90 litros de capacidade. 

“Uma curiosidade sobre esse carro é que ele tem um formato de tanque semelhante ao dos aviões. Ele conta com uma estrutura metálica por fora e uma bolsa interna que vai o combustível justamente para que, se houver um acidente, ela não rompa. Essa bolsa é extremamente resistente e flexível”, diz Guiga. 

A transmissão da L200 Triton Sport Racing é feita através de um câmbio sequencial de seis marchas. Nas versões de rua há opções de câmbio manual e automático, também com seis marchas. Toda estrutura de cabine de carroceria do modelo é de fibra de carbono, sendo o comando de motor é eletrônico.   

“É um carro bem resistente, principalmente os braços de suspensão. Tem muito estudo de engenharia por trás desse carro para buscarmos a melhor performance sempre com bastante resistência”, completa Guiga.  

O Sertões começará nesta sexta-feira (30) com o prólogo no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP) e chegará em Barreirinhas, no Maranhão, em 7 de novembro. 

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