02/07/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Cultuado entre os jipeiros e trilheiros, o robusto Lada Niva vai voltar a ser vendido na Europa. E se engana quem pensa se tratar de uma nova geração: ele será encontrado nas concessionárias Lada da Europa praticamente do mesmo jeito que deixou o Brasil no final dos anos 1990, salvo leves retoques visuais. O preço por esse museu sobre rodas? Exatos 11.900 euros, cerca de R$ 50 mil.
Leia mais:
Nova geração do Lada Niva é apresentada como conceito
Exatos 8.504 carros russos circulam no estado de São Paulo
Renault Sandero servirá de base para o novo Lada Niva
Clube de Kombi e Mille
O Lada Niva é um dos modelos mais longevos do mercado, fazendo parte do mesmo clube que Volkswagen Kombi, Land Rover Defender e Fiat Mille frequentaram. A diferença é que, ao contrário dos outros três, o Niva segue firme e forte até hoje. Apesar de sua idade jurássica e de seu motor igualmente velho, ele ainda cumpre as regras de emissões na Europa.
Simule as parcelas do seu próximo carro aqui
Passando nos testes WLTP recebendo certificado Euro6d-TEMP, o Lada Niva poderá ser vendido na Europa até 2025 quando as regras Euro 7 passarão a valer. Na atual configuração, o motor 1.7 diesel quatro cilindros de parcos 83 cv emite 226 g de CO2 por km rodado. A regra do Euro 7 reduzirá a emissão para 95g/km, o que inviabilizará a venda do atual Niva.
Menos que um Onix
Um dos grandes atributos do Lada Niva é sua robustez e simplicidade mecânica. Aqui, nada de câmbio automático ou tração 4x4 sofisticada. Ele usa uma caixa manual de cinco marchas e tração com reduzida acionada por alavanca. Nem airbags duplos, obrigatórios no Brasil, o Niva tem. Serão vendidos apenas mil Niva por ano na Europa por 11.900 euros (R$ 51.536).
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro