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Mais proteção para mulheres, idosos e bebês

Estudos visam implementar sistema de segurança adaptado para melhor proteção do público dentro dos automóveis

14/04/2021 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Novas exigências de segurança aumentam paulatinamente e os desafios surgem quando os estudos se aprofundam. As pessoas que utilizam veículos leves de transporte têm altura, peso, massa muscular, idade e gênero variados.

Todos precisam de proteção, dentro ou fora de um veículo. Da forma que regulamentos de hoje são criados, a maioria dos manequins (dummies, em inglês) de testes de colisão em uso baseia-se no padrão do corpo masculino.

A regulamentação atual exige que todos os modelos de carros novos sejam avaliados, antes de chegarem ao mercado. Segundo pesquisadores da entidade sueca SAFER, o risco de uma mulher ficar gravemente ferida em um acidente com as mesmas forças de impacto é cerca de duas vezes maior do que o de um homem. Mas, se acredita que até 2030 haverá uma evolução.

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Outra entidade de pesquisa, sediada na Austrália, afirma que pessoas com mais de 65 anos têm nove vezes mais probabilidade de sofrer lesões graves durante um acidente de carro.

Acessórios que mudam a geometria de um cinto de segurança ou a postura de um motorista podem aumentar a chance de lesões no tórax. O correto é ajustar o banco em vez de sentar em uma almofada ou colocar algo atrás das costas. Agindo dessa forma, o idoso provavelmente estará mais protegido.

Um pioneiro sistema de sensor de alta precisão, capaz de detectar sinais vitais de um bebê, ajuda a evitar mortes trágicas por insolação, caso seja esquecido dentro de um carro trancado. Só nos EUA são 39 ocorrências por ano em média.

Quando uma criança desacompanhada é detectada, sistemas de alarme e comunicação do veículo alertam os responsáveis ​​ou transeuntes por meio de luzes piscando, sons ou mensagens de smartphone. Baseado em tecnologia de radar, o VitaSense da empresa IEE de Luxemburgo respeita a privacidade, pois nenhuma câmera é usada.

Atualmente, tanto União Europeia quanto EUA estudam regulamentar esse sistema de monitoramento, que já está em produção. O SUV Genesis GV70 (marca de luxo da Hyundai) é o primeiro modelo equipado com esta nova solução de sensoriamento opcional.

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