entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercedes-Benz vai implantar valet automático em aeroporto

Sistema que será instalado em Stuttgart, na Alemanha, será compatível com a nova geração dos modelos Classe S

21/10/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Mercedes-Benz, em parceria com a autopeças Bosch e a operadora de estacionamentos Apcoa, anunciaram que vão instalar no aeroporto de Stuttgart (Alemanha) o primeiro serviço comercial do mundo de valet automatizado.

Leia mais:
+ SSC Tuatara bate os 500 km/h e é o carro mais veloz do mundo
+ Elétrico BMW i3 atinge marca de 200 mil carros produzidos
+ Fiat lança Mobi 2021 com duas versões aventureiras

O sistema será implantado no edifício garagem P6 do aeroporto, que irá receber uma série de sensores e câmeras para operar o valet automatizado.

Teoricamente, qualquer veículo com sistema de automação de nível 4 (o segundo mais alto na escala da SAE, que permite ao veículo dispensar totalmente o motorista em condições específicas) poderia se beneficiar desta tecnologia. 

Mas o Mercedes-Benz Classe S de nova geração — que foi revelado em setembro na Europa — é atualmente o única carro de produção capaz de interagir com o sistema, o que ajuda a explicar o interesse da montadora no projeto. 

Para usar o valet automatizado, o motorista de um novo Classe S estaciona o veículo na entrada do estacionamento. E os sensores do edifício serão capazes de guiar o automóvel automaticamente. Todo o processo de estacionamento e pagamento do serviço poderá ser acompanhado e comandado via smartphone.

Nesta fase inicial do que ainda é considerado um projeto-piloto, serão dedicadas apenas duas vagas para o serviço. Além de assegurar o pleno funcionamento do valet, as informações coletadas vão servir para auxiliar na implantação do serviço em larga escala.

O projeto é a segunda fase de um trabalho que foi iniciado em julho do ano passado, quando a Mercedes-Benz instalou um valet automatizado piloto no edifício do seu museu, que é compatível com unidades modificadas do Classe E.

Além da comodidade, futuramente os serviços de valet automatizado vão permitir a expansão do número de vagas de estacionamento, já que vão eliminar o espaço necessário para a abertura de portas e vão tornar viáveis vagas hoje impraticáveis para motoristas humanos. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.