Nova MXF 250 TS comemora os 140 anos dos motores 2 tempos

Primeiro motor 2 tempos foi criado pelo engenheiro escocês Dugald Clerk e patenteado em 1881

19/02/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Lançada no mercado brasileiro em 2018, a MXF 250 TS está chegando com o novo modelo em 2021 para comemorar os 140 anos da criação dos motores 2 tempos. O preço é de R$ 31.500. 

Leia mais:
+ Dicas para escolher o capacete ideal
+ 10 coisas sobre motos e viagens
+ 10 dicas para você lavar sua moto corretamente

Mais tradicional entre os propulsores de motocicletas, ele foi criado pelo engenheiro escocês Dugald Clerk e o produto foi patenteado em 1881. Uma década e meia depois, o motor chegou ao motociclismo pelas mãos do designer britânico Alfred Scott, que fundou a Scott Motorcycle Company. 

A MXF 250 2021 chega para fazer parte desta história com várias novidades em relação às versões anteriores, como o protetor de bengala da suspensão dianteira feito pela BMS Racing.

Ele tem ângulo de proteção de quase 360º e é muito importante para o uso da moto no off-road, protegendo o tubo de arranhões e impactos severos.  

A moto vem um novo conjunto de suspensões desenvolvido após um longo trabalho de laminação, pré-carga de mola, controle para redução de atrito e novo retentores de óleo. A suspensão já era um dos destaques da 250 TS e agora chega ainda mais aprimorada para os terrenos do Brasil. 

O conjunto de descarga e ponteira de escapamento foi totalmente reformulado para auxiliar a entrega de performance, desempenho e torque em todas as faixas de rotação do motor. O CDI (Sistema de Ignição por Descarga Capacitativa) foi programado para maior desempenho e controlar a válvula de escape.  

O filtro de ar tem um poder maior de filtragem, proporcionado um ar mais limpo para a mistura, gerando mais desempenho para a moto. O pião da transmissão era de 12 dentes. Atendendo aos pedidos dos próprios clientes da marca, ele passou a ser de 11 dentes, proporcionando maior torque para uma pilotagem mais agressiva.  

Outras novidades ficam por conta do novo carburador e flange, além do tanque de combustível que passa a ser de 8 litros gerando maior autonomia.

Todas essas modificações da moto produzida pela MXF Motors, em Curitiba (PR), trazem a vantagem de simplificar a construção do modelo com menos peças móveis, contribuindo para o crescimento de giros ser mais rápido e garantindo sua mais alta potência.  

A 250 TS chega ainda com os seguintes itens de série: válvula de escape eletrônica, ventilador de radiador com termostato, partida elétrica, farol e LED, reservatório de expansão do líquido de arrefecimento e protetor de motor e link integrado. 

O que é o motor 2 tempos?

Ele é conhecido como motor 2 tempos porque é capaz de realizar o ciclo inteiro de admissão, compressão, combustão e exaustão apenas com o movimento para cima e para baixo do pistão.

Este tipo de motor queima gasolina e óleo misturados produzindo uma boa potência com uma entrega mais instantânea de torque, mas perdeu um pouco de mercado por ser mais poluente que o de quatro tempos.

Diferentemente do que acontece nos carros, as montadoras não costumam entregar a potência exata das motos, principalmente as de motores 2 tempos.

Isso é justificado pela grande influência natural dos ambientes em que a moto está inserida, ou seja, a potência de uma moto 2 tempos pode variar bastante de acordo com a altitude, pressão e temperatura, além da própria carburação, vela e mistura do combustível. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.