entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo Polo Track cumpre o legado deixado pelo VW Gol?

Testamos o novo hatch ofertado a partir de R$ 79.090 e que vem para atender os desejos de quem busca um carro de entrada

16/02/2023 - Texto e fotos Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Fonte: iCarros

A Volkswagen lançou oficialmente o Novo Polo Track 2023 no mercado brasileiro e o hatch compacto tem uma dura missão pela frente: substituir o quase imortal VW Gol, que foi descontinuado após 42 anos em linha. Mas será que este novo modelo da Volkswagen disponível a partir de R$ 79.090 vai realmente conseguir postergar o legado deixado pelo Gol? É o que vamos responder a seguir.

O Polo Track está chegando com preço parecido do Gol 2023, ainda disponível no configurador do site da VW por R$ 78.160. Em paralelo, a Volkswagen conseguiu rechear o Track com mais tecnologia, melhor acabamento e uma condução bem interessante se levarmos em conta os rivais do segmento.

Para competir com as versões manuais de Peugeot 208, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix e Renault Stepway, a Volkswagen apostou em manter o motor três cilindros 1.0 aspirado de 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

Em relação ao “Polo comum”, o MPI, que vem logo acima na linha, o Track veio com uma suspensão reajustada, novos amortecedores, focando em resistência e robustez. É algo bem pensado, afinal o Polo Track deverá ser bastante procurado por empresas de gerenciamento de frotas, como locadoras e também por motoristas de aplicativos.

Pensando nisso, a Volkswagen elevou em 10 mm a altura do carro. A distância em relação ao solo do Polo Track é de 166 mm, enquanto o Polo comum é 156 mm. O peso do novo modelo é 16 kg mais leve: 1.054 kg contra 1.070 kg do Polo MPI. As demais medidas do Track são: 4.079 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.471 mm de altura.

Em nossa experiência de quase seis horas dentro do Polo entre São Paulo e São Bento do Sapucaí, onde levamos o carro até bem próximo da Pedra do Baú, o modelo realmente surpreendeu pela robustez, além de oferecer um conforto a bordo em lombadas e desníveis do asfalto que não são encontrados, por exemplo, no VW Polo Comfortline 2018, que coincidentemente é meu carro pessoal.

Mas aí você pode estar pensando, mas esse carro de entrada é superior em relação até modelos mais caros? Não. O Polo Track tem um pacote básico de equipamentos, o que justifica seu preço. A cabine é oferecida sem central multimídia (somente rádio no pacote opcional), os ajustes de retrovisores são feitos na mão, não há saídas de ar para os bancos traseiros, o ar-condicionado é manual, o volante não tem ajuste de altura nem de profundidade, os faróis são halógenos, enquanto o MPI já tem faróis e luzes DRL em LED etc.

Mas existem itens que são bem interessantes para o segmento. O Track dispõe de duas entradas USB-C e uma do tipo A, vidros dianteiros elétricos, quatro airbags de série, calotas, lanternas e faróis escurecidos, oferece alerta de frenagem de emergência, freios ABS com EBD, isofix, assistente de partida em rampa e o volante é multifuncional.

Voltando às experiências de condução, o Polo Track pode acelerar de 0-100 em 13,4 segundos e sua velocidade máxima é de 169 km/h. É normal que seja necessário colocar segunda marcha ou até primeira em trechos muito íngremes, como enfrentamos no trajeto. Lembre-se, é um carro de R$ 80 mil, enquanto o Novo Polo 2023 na primeira versão automática, TSI, custa a partir de R$ 96.140.

O consumo médio do Polo Track com gasolina é de 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, enquanto que com etanol os números são de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Mantendo o tanque de 52 litros do Polo, ele oferece uma autonomia máxima de 780 km. O porta-malas comporta 300 litros e segue sendo um dos melhores do segmento.

As cores do Polo Track 2023 são quatro: preto ninja, branco cristal, cinza platinum, prata sirius. Além delas, a Volkswagen apresentou a edição First Edition, que possui detalhes exclusivos como a cor Vermelho Sunset e pode ser adquirida a partir de R$ 88.990.

Com tudo isso em mente, podemos afirmar sim que o Polo Track tem potencial para levar a história do Gol adiante. Se terá o mesmo sucesso de vendas, aí vamos realmente precisar esperar um pouco para ver.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.