Novo SUV compacto da Toyota é menor que um Ford EcoSport

Inédito Raize será vendido no Japão e pode ser o tão aguardado SUV compacto da Toyota no Brasil

06/11/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto praticamente todas as fabricantes no Brasil tem um SUV compacto para chamar de seu, a Toyota ainda vê suas rivais nadando de braçadas. Já que o C-HR foi descartado para o nosso país, as esperanças de ter um SUV compacto da Toyota por aqui reascenderam com o inédito Raize apresentado no Salão de Tóquio.

Acreditamos que você gostaria de ler isso:
Toyota ousa com nova geração do Mirai, o sedã que não polui
Toyota registra nova caminhonete média no Brasil
Toyota anuncia novo carro no Brasil em 2021: pode ser um SUV
Toyota Hilux é apenas a 4ª caminhonete mais vendida do mundo
Toyota Corolla Hatch pode ser vendido no Brasil
Toyota Corolla Fielder 2020: sem chance alguma para o Brasil

Feito sobre a plataforma DNGA, uma versão mais barata e reduzida da TNGA usada no Corolla, o Toyota Raize é menor que o Ford EcoSport. São 3,99 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. Assim ele se enquadra nos descontos de impostos na Índia para carros com menos de 4 m de comprimento, medida que determinou as proporções do EcoSport.

Turbo e CVT

Debaixo do capô, o Toyota Raize traz motor 1.0 três cilindros turbo de 98 cv e 14,3 kgfm de toque: é praticamente o mesmo que o Etios e Yaris 1.3 oferecem (98 cv e 13,1 kgfm). Com transmissão automática CVT com primeira marcha física (semelhante à do novo Corolla 2020), o Raize tem consumo declarado de 18,6 km/l em ciclo misto.

Veja aqui ofertas de carros da Toyota na sua cidade

Em relação ao irmão maior C-HR e um importante diferencial na categoria, o Toyota Raize traz como opção tração nas quatro rodas. Ela não tem reduzida e é acionada sob demanda, enviando torque para as rodas traseiras quando necessário. Contudo, o consumo cai para 17,4 km/l com o sistema.

Quadradinho

Esteticamente, o SUV compacto da Toyota tem elementos visuais que fogem do estilo de Etios, Yaris e Corolla. A carroceria é quadrada para ajudar a dar robustez ao pequenino SUV. A coluna A é pintada em preto para possibilitar o teto em pintura contrastante. Além disso, a terceira janela é conectada ao vidro traseiro como no EcoSport.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Lanternas e faróis têm iluminação em LED e desenho retangular. Em comum a eles, estão barras plásticas em preto que carregam também o logo da Toyota. A da traseira é mais grossa e disfarça o recorte do botão de abertura do porta-malas. Para-choques com visual esportivo e recheados de entradas de ar falsas compõem o estilo do Toyota Raize.

Cheiro de Corolla

Por dentro o SUV compacto da Toyota segue a escola Corolla. Central multimídia flutuante de grande proporção domina o painel e é acompanhada de uma larga superfície macia ao toque. Os comandos do ar-condicionado ficam logo abaixo e quase se fundem ao alto console central.

Bem servido, o Toyota Raize traz para a categoria de SUVs compactos elemento do Toyota Safety Sense oferecido no Brasil apenas no Corolla Altis Premium. Entre os itens estão frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo e sensor de estacionamento 360°.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro