entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O nome por trás da marca: Carl Benz

Marca nasceu da fusão de Daimler e Benz, mas o nome reverenciado no mundo é o de Mercedes, filha de um representante

02/05/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Mercedes-Benz é a marca mais famosa do grupo alemão Daimler AG. Segundo o site brasileiro da Mercedes, ‘Gottlieb Daimler e Carl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo’.  

Mas o primeiro a patentear o carro com motor a gasolina foi Carl Benz, em 1886. Tinha três rodas, duas maiores atrás e um pneu de bicicleta na frente e motor traseiro que fazia o carro chegar à velocidade máxima de 8 km/h. 

Leia mais:
+ O nome por trás da marca: Charles Rolls e Henry Royce
+ O nome por trás da marca: Kiichiro Toyoda
+ O nome por trás da marca: Louis Chevrolet

Na mesma época, Daimler e seu parceiro Wilhelm Maybach criaram um automóvel de quatro rodas, na verdade uma carruagem sem cavalos, empurrado por um motor a gás.    

Carl Friedrich Michael Benz nasceu na região de Karlsruhe em 1843. Gottlieb Wilhelm Daimler nasceu em 1834 em Schorndorf, Baviera, em 1834.  

Não se conheciam enquanto desenvolviam os primeiros carros a combustão interna, um Benz & Cie., outro na Daimler-Motoren-Gesellschaft, e nunca se conheceram. E claro, eram rivais.  

As duas empresas prosperavam e aperfeiçoavam seus carros continuamente, numa corrida em que os principais rivais eram os franceses. Daimler morreu em 1900.  

Em 1926, entreguerras, com a Europa em crise e precisando modernizar seus métodos e melhorar sua escala de produção para acompanhar a revolução das linhas de montagem da Ford e General Motors, as empresas Daimler e Benz se fundiram.  

No mesmo ano foi fabricado o primeiro carro com o nome Mercedes-Benz. Mas por que Mercedes?  

O nome é de uma menina que em 1899 tinha 9 anos, filha de Emil Jellinek, representante da Daimler e piloto nas horas vagas. Ele venceu um rali com um modelo especial batizado em homenagem à filha. Deu sorte e ele encomendou à Daimler 36 carros de um novo modelo, desde que tivessem o nome Mercedes.  

Gastou 500 mil marcos, uma fortuna na época, botou o nome da filha na História. Em 1901, após a morte do fundador, o nome Mercedes foi registrado pela Daimler.  

Carl Benz resolveu juntar seu nome ao de Mercedes. Morreu em 1929, três anos após a criação da Mercedes-Benz. No mesmo ano morreu Mercedes Jellinek. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.