entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O que mudou no Hyundai HB20 2020? | Antes e Depois

Com muitas mudanças, a Hyundai clama que essa é a segunda geração do HB20, mas será que é mesmo?

16/10/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em setembro a Hyundai lançou o novo HB20 2020. Clamado como uma nova geração, ele manteve a plataforma do modelo antigo, mas mudou em todos os cantos. Será que merece o título de segunda geração ou é apenas uma reestilização pesada?

Visual

Antes praticamente uma unanimidade quanto ao estilo, o novo Hyundai HB20 2020 polemizou. A dianteira carrega grade frontal gigantesca com borda cromada e elementos quadrados na parte interna. Já os faróis tem desenho semelhante, mas agora com lente rente à carroceria e LED na parte inferior.

Veja aqui ofertas de HB20 na sua cidade

A carroceria ganhou perfil ovalado, enquanto a linha de cintura agora não é mais contínua. Já a coluna C traz cobertura plástica em X simulando uma janela e integrando o vidro lateral com o traseiro. As novas lanternas parecem versões invertidas do modelo antigo, enquanto a tampa do porta-malas é côncava.

Interior

Seguindo tendências de mercado, o Hyundai HB20 adotou interior horizontalizado. A geração anterior formava um grande Y entre o console central e o painel, como no Elantra. Outra mudança está na colorização: o marrom da versão topo de linha era presente apenas nos bancos e agora reveste todos os plásticos do painel.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Volante novo mais moderno, central multimídia flutuante e painel de instrumentos parcialmente digital mostram que o novo modelo evoluiu. Em contrapartida, o HB20 antigo tinha ar-condicionado digital de verdade: o novo Hyundai tem apenas uma tela e não há controle de temperatura ou ventilação automática.

Dimensões

As dimensões também mudaram no HB20 2020, apesar de a Hyundai manter a plataforma anterior. Para garantir mais espaço, o entre-eixos e o comprimento foram ampliados em 20 mm, passando a entregar 3,94 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos. O novo HB20 também está 20 mm mais largo, chegando a 1,47 m). A altura de 1,47 m foi mantida.

Versões

A Hyundai ampliou a oferta de versões do HB20 na nova geração. Saltou de sete opções para nove. O antigo HB20 era vendido nas variantes Unique 1.0, Comfort Plus 1.0, Turbo Comfort Plus 1.0, Comfort Plus 1.6, Comfort Plus 1.6 Automática, R-Spec 1.6 Automática e Premium 1.6 Automática.

Já o HB20 2020 oferece as opções Sense 1.0, Vision 1.0, Vision Blue Media 1.0, Evolution 1.0, Vision 1.6, Vision 1.6 Automática, Evolution T-GDI Automática, Diamond T-GDI Automática e Diamond Plus T-GDI Automática.

Nas séries especiais, o HB20 2019 teve Copa do Mundo 1.0, Copa do Mundo 1.6 Automática e 1 Million 1.6 Automática. Já o novo hatch compacto chega com a versão limitada Launch Edition 1.6 Automática.

Motor e câmbio

Tal como antes, o Hyundai HB20 é oferecido em três opções de motor e duas de câmbio. A mudança, no entanto, está como a linha foi organizada. O motor 1.0 três cilindros aspirado é comum aos dois HB20, tanto novo quanto velho, entregando 80 cv e 10,2 kgfm de torque.

O motor 1.6 quatro cilindros aspirado era das versões de topo do antigo, enquanto o HB20 2020 o tem nas variantes intermediárias. Ele passou por melhorias e subiu de 128 cv e 16,5 kgfm para 130 cv e 16,8 kgfm.

A novidade maior está no motor 1.0 três cilindros turbo que ganhou injeção direta e protagonismo na linha. Batizado de T-GDI, ele tem 128 cv e 16,5 kgfm de torque. No antigo HB20, eram apenas 105 cv e 11,2 kgfm de torque por conta da injeção indireta e de alguns elementos de concepção antiga. 

Os modelos 1.0 e 1.6 tem como opção câmbio manual, com cinco marchas para o menor e seis para o maior – isso foi mantido nas duas gerações. Já o turbo agora é apenas automático de seis marchas. O câmbio também é oferecido ao HB20 1.6, tanto 2020 quanto antigo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.