entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Os carros com visual mais polêmico de todos os tempos

Em se tratando de carros ou gente, para quem ama o feio, bonito lhe parece, mas alguns modelos são unanimidade

26/12/2022 - Alexandre Kacelnik / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

As listas de carros mais polêmicos (forma ambiguamente educada de se dizer feios) do mundo existem desde sempre, e mesmo com os carros tendo ficado mais perecidos uns com os outros nos últimos tempos, conseguem se renovar permanentemente. 

O ‘polêmicos’ não fica por conta apenas do constrangimento em chamar os carros de feios, mas pelo fato de sempre haver alguém ‘do contra’, ou nesse caso ‘do a favor’, que acha os modelos lindos. Quem ama o feio, bonito lhe parece. 

Cruzando várias listas que se vê por aí, surgem carros que se repetem, e um que é unanimidade: o Fiat Multipla. Lançado em 1998, reestilizado em 2004 e produzido até 2010, ele será relançado em versão totalmente elétrica em 2025. Vamos ver se continuará fazendo jus ao topo da lista. 

Um fato interessante é que a maior parte dos carros polêmicos não foi lançada no Brasil, então a gente só teve chance de vê-los nas fotos, o que é um alento. 

Alguns que merecem citação: 

Pontiac Aztec fabricado entre 2001 e 2005, foi o primeiro SUV a frequentar a lista dos mais feios. 

Citroën Ami 6 – A fabricante francesa sempre se destacou pelo design bonito e original de seus carros, então quando o modelo de traços para a maioria dos críticos desarmônicos surgiu, em 1961, foi um misto de surpresa e decepção.   

Subaru Impreza Casablanca – A tentativa da marca japonesa - que sempre se destacou pela eficiência de seus carros de rali e crossovers – de fazer um design mais sofisticado em cima de um modelo consagrado...simplesmente não deu certo. Só foi fabricado em 1999 e 2000. 

Para não ficar só nos gringos, vale trazer de volta aos nossos pesadelos estéticos alguns carros que foram fabricados ou vendidos no Brasil. 

Um deles é o SSang Yong Actyon. Em tese, quem não iria desejar um carro com a tecnologia do motor 2.0 diesel Mercedes e o design do escritório de Giorgetto Giugiaro, com preço de coreano? Na prática, o que mais se ouvia nas ruas do Brasil quando ele começou a desfilar por aqui, no meio da primeira década do século, era ‘que carro esquisito!’. 

Fabricado aqui – na verdade em Rosário, Argentina - merece citação o Chevrolet Agile. Lançado no fim de 2009 como um ‘compacto espaçoso’, ele realmente atingia seu objetivo se olhado por dentro, mas um carro para se firmar tem que ser apreciado por fora, e o design do Agile teve uma aceitação ruim. Mesmo assim vendeu quase 350 mil unidades até 2016, quando saiu de linha.  

E entre os 100% projetados e fabricados aqui, e este sim polêmico, porque tem gente que ama, não pode ser esquecido o Gurgel Xef. Apenas duzentos desses modelos de três volumes em pouco mais de três metros, dando a impressão de ser um carro reconstituído após levar uma batida de um Scania na traseira, foram para as ruas entre 1982 e 1986.   

O mais interessante destas listas é que os leitores sempre têm seus preferidos que ficaram de fora. E o seu, qual é? 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.