entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Peugeot e-2008 amplia pegada elétrica da marca

17/11/2022 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação/iCarros / Fonte: iCarros

O mercado brasileiro de híbridos e elétricos pode crescer até 10 vezes entre 2022 e 2027, segundo as previsões apresentadas pelo presidente da Stellantis, Antonio Filosa. De 2023 a 2025 as vendas ficarão na faixa de 23.000 a 26.000 unidades que significam três vezes o volume atual. Mas em 2027 já terão atingido cerca de 90.000 unidades, embora não se possa precisar agora qual o percentual será de modelos 100% elétricos.

Neste cenário a Peugeot lança seu primeiro SUV compacto elétrico, e-2008 GT, com potencial de superar em vendas o hatch e-208 GT, além de confirmar mais dois elétricos em 2023 não revelados. O novo SUV tem estilo próprio, muito atraente e dimensões externas maiores que o hatch em parte pelo desenho dos para-choques: 4.300 mm de comprimento, 1.550 m de altura, além de oferecer mais 67 mm na distância entre eixos. Interior, portanto, mais espaçoso e o porta-malas de 434 litros é 64% maior.

Chamam atenção as rodas de 18 pol. com pintura bi tom e desenhadas para melhorar o fluxo aerodinâmico. 

No interior do carro, bons materiais de acabamento, bancos revestidos de material que imita couro e mantém o ar futurista que a marca francesa faz questão de preservar nos seus projetos, como o quadro de instrumentos com aspecto 3D. A central multimídia tem tela de 10 pol. e oferece navegação GPS 3D. Conexão Android Auto e Apple Car Play é com fio, mas há carregador de bateria do celular por indução. O teto solar panorâmico também traz ótima sensação ao ambiente da cabine.

Distância livre do solo de 174 mm é próxima (12 mm a menos) à do Renegade. Para evitar raspar o fundo do carro em lombadas e outros obstáculos, o ideal seria ter pelo menos uns 200 mm de vão livre, como o Compass (209 mm).

A bateria de 50 kWh, igual à do e-208 GT, permite alcance médio um pouco maior que o hatch dentro do procedimento WLTP. A fabricante declara 345 km, enquanto no hatch são 320 km. Existe um seletor de câmbio que a Peugeot chama de e-Toggle e ao lado os botões P (parking, estacionar) e B (brake, freio), este aumentando a intensidade de regeneração de energia elétrica e que age como freio ao levantar o pé do acelerador. Isso permite dirigir o carro quase sem pisar no pedal de freio, além de proporcionar uma recarga da bateria bem mais eficiente e, na esteira, estender bastante a duração de pastilhas e discos de freio.

No entanto, o SUV é 90 kg mais pesado que o hatch, mantendo o mesmo motor de 136 cv e 26,1 kgf.m. Neste caso, o desempenho é menor. Acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e o e-208 GT, em 8,3 s. Há três modos de condução: Normal, Eco e Sport.

Preço de R$ 259.990 é competitivo entre os elétricos do mercado.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.