entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Por que minivans morreram no Brasil e só sobrou a Spin?

Em 2009 eram vendidas 11 minivans diferentes por aqui, hoje são apenas 3, mas a Chevrolet Spin representa 99% do segment

10/05/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O começo dos anos 2000 foi marcado pela febre das minivans. Tal como acontece com os SUVs hoje, elas ditavam as regras. Mesmo hatches e sedãs eram influenciados pelo estilo desses modelos familiares. E elas eram desejadas, vendendo mais que os SUVs por um bom tempo. Em 2019, a categoria foi resumida à Chevrolet Spin, Kia Carnival e BMW Série 2 Active Tourer.

Leia mais:
Chevrolet Spin 2020 troca versão LTZ pela Premier e encarece
Fim das minivans? Citroën para de importar C4 Picasso
GM vendeu proporcionalmente mais Spin que Meriva e Zafira

Reinado pioneiro

Na virada do século, as minivans tiveram papel importantíssimo no Brasil. O mercado via a chegada dos primeiros modelos na categoria, todos nacionais e com um destaque: eram os primeiros carros dessas marcas a serem produzidos no país. Foi assim com Mercedes-Benz Classe A, Citroën Xsara Picasso e Renault Scénic – todas minivans que inauguraram fábricas brasileiras.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

A Chevrolet, sem perder tempo, logo entraria no jogo com a dupla Zafira e Meriva. A importância do segmento de minivans era tão grande que a Meriva, apesar de ter sido vendida na Europa, foi desenvolvida aqui e lançada no Brasil primeiro. Modelos importados também faziam a festa, como Kia Carnival, Kia Carens e Chrysler Caravan (depois rebatizada de Town & Country).

O ápice das minivans

Até 2004, as minivans vendiam mais que os SUVs. Segundo dados fornecidos pela Fenabrave, em 2003 elas venderam 58.295 unidades contra 41.525 dos SUVs. Já em 2004, último ano à frente, as minivans emplacaram 60.866 unidades versus 57.084 unidades dos utilitários esportivos.

O grande ápice das minivans aconteceu em 2009: com 11 modelos na categoria, incluindo algumas novas opções nacionais como Fiat Idea e Nisssan Livina, além das importadas Mercedes-Benz Classe B, Renault Grand Scénic e Citroën C4 Picasso. Nessa época, foram vendidas 92.596 minivans.

A barreira das 90 mil unidades foi superada novamente somente em 2011 e 2012, com o reforço de Chevrolet Spin, Citroën C3 Picasso, Citroën C4 Picasso e JAC J6, ao passo que se aposentavam as pioneiras Chevrolet Meriva e Zafira, Citroën Xsara Picasso e Renault Scénic. Nessa época, os SUVs atingiam mais de 200 mil unidades ao ano.

Ladeira abaixo

Com diversos modelos saindo de linha e a migração do consumidor para o segmento aventureiro, as minivans começaram a descer ladeira abaixo. Entre 2009 e 2013, as vendas não ficaram abaixo de 87 mil unidades, sendo nesse último ano registradas 87.360 novas minivans no Brasil. O primeiro baque veio em 2014, quando as vendas caíram 22%, batendo as 67.532 unidades.

Mas a situação pioraria ainda mais. Em 2015, metade do segmento de minivans foi para a Chevrolet Spin, enquanto suas concorrentes minguavam. Resultado? 39.915 unidades vendidas no ano todo, sendo 27.366 somente do modelo da Chevrolet. As remanescentes ou eram importadas e caras, ou velhas como a Fiat Idea.

As minivans caíram mais uma vez em 2016, atingindo 26.719 unidades. Somente a partir daí as coisas se estabilizaram. Já dominado pela Chevrolet Spin, o segmento foi abandonado por todas as fabricantes que contavam com produção nacional: a Livina morreu em 2014, dois anos antes da Idea. As importadas não de luxo se dizimaram quando a JAC J6 saiu de linha em 2016.

Chevrolet Spin – a rainha das minivans

A partir daí, o segmento se resumiu à Chevrolet Spin e modelos importados. Só que as últimas baixas foram recentes. A Citroën decidiu encerrar as vendas da icônica C4 Picasso nesse mês no Brasil. Já a Mercedes-Benz encerrou tirou a Classe B de linha silenciosamente em 2018 sem ninguém notar, junto da Chrysler com a Town & Country.

Confira aqui ofertas de Spin

Restam das importadas apenas BMW Série 2 Active Tourer e Kia Carnival. Contudo, ambas os modelos têm vendas baixíssimas e podem não sobreviver até o próximo ano. Já a Chevrolet Spin vive uma situação completamente oposta. Vende mais que os SUVs da GM, recebeu linha 2020 recentemente e a Chevrolet já fala em ampliar a produção. Hoje, o segmento de minivans é praticamente total e completamente da Spin com 25.192 unidades vendidas em 2018.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.