entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Porsche Boxster: o jubileu de prata e edição comemorativa

Um dos carros de maior sucesso da Porsche em sua história, modelo completa 25 anos e ganha série especial limitada

25/01/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Inspirado em modelos esportivos icônicos da montadora alemã, como o 356 Spyder e o 550, o Porsche Boxster foi lançado mundialmente no segundo semestre de 1996 – chegando às lojas brasileiras em 1997.

Leia mais:
+ Primeiras unidades do Audi R8 2021 chegam por R$ 1,3 milhão
+ O Rolls-Royce do futuro, 5 anos depois, ainda impressiona
+ Acessórios futurísticos que se tornaram realidade nos carros

Para marcar a data, a marca está lançando agora a série Boxster 25 Jahre (ou 25 anos, em nosso português), limitada a 1.250 exemplares. 

A série se baseia na versão GTS 4.0, tem motor boxer (com cilindros deitados e opostos, como no velho Fusca) 4.0 de 6 cilindros, gerando 400 HP de potência. Os carros reservados para o mercado brasileiro virão todos com o câmbio automatizado PDK de 7 marchas nas unidades destinadas ao Brasil.

As linhas do Boxster foram mostradas ao mundo pela primeira vez na forma de um carro-conceito, no Salão do Automóvel de Detroit de 1993. Com poucos retoques, eram as mesmas da versão definitiva lançada em 1996. De lá pra cá, foram quatro gerações (reformulações) e mais de 357.000 deles saíram da fábrica alemã. 

Um dos segredos do sucesso do Boxster está no fato de que, diferentemente de seus antepassados – como os já mencionados conversíveis 356 e 550 –, ele é um carro confortável e perfeitamente utilizável no dia a dia. Além disso, claro, oferece um desempenho que condiz com a marca. 

Sua velocidade máxima é de 293 km/h e, graças à combinação ágil câmbio PDK com o pacote Sport Chrono – que vem de série nesta versão – ele acelera de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Além disso, o carrinho é equipado com uma suspensão ativa, que varia de altura de acordo com o tipo de pilotagem e caminho e, ainda um sistema chamado PTV (vetor de torque), que bloqueia o diferencial de forma mecânica, incrementando sua esportividade. 

O Boxster 25 anos está disponível nas cores Prata GT Metálico (a mesma do conceito de 1993), Preto Profundo Metálico e Branco Carrara Metálico.

Além disso, foi criada especialmente uma nova cor, a Neodyme, um tom de marrom cintilante acobreado, na qual são pintadas a proteção dianteira, as entradas de ar laterais, as letras com o nome do modelo e as rodas de liga leve de 20 polegadas.  

No interior, as forrações e bancos são couro Bordeaux e a capota conversível é forrada com tecido vermelho, trazendo a inscrição “Boxster 25”. Forração e capota também estão disponíveis em preto. 

“O Boxster é um modelo muito ligado à história da Stuttgart”, diz Marcel Visconde, presidente da primeira importadora oficial da marca no Brasil e que recebeu, na época, os primeiros Boxster.  “Iniciamos as operações no segundo semestre de 1996, mesma época do lançamento mundial do Boxster. Em 1997, a Porsche concluiu o processo de oficialização da Stuttgart como importadora oficial da marca no Brasil. E o Boxster faz muito sucesso até hoje”, afirma Visconde. 

No mesmo ano de 1996, o Boxster foi exposto no estande da importadora no Salão do Automóvel de São Paulo e, no ano seguinte, foi também exibido no salão de importados Brasil Motor Show.

A Stuttgart foi a importadora oficial da marca até 2015, quando a Porsche abriu aqui sua própria subsidiária, mas continua à frente de oito concessionários localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.