Quase metade dos carros vendidos em 2019 eram brancos

Em menos de dez anos, o brasileiro trocou o prata pelo branco como sua cor preferida

25/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Basta olhar para as ruas e ver a dominância dos carros pintados na cor branca. Se antes eram vistos como carro de taxista, hoje são a preferência do mercado. Um estudo publicado pela Anfavea mostrou a dominação da cor no Brasil e revelou que quase a metade dos carros vendidos no Brasil em 2019 eram brancos.

Leia mais:
+ Família Polo é a segunda mais vendida da VW no mundo
+ Quais foram os 14 carros saíram de linha em 2019?
+ Ford Ka é o 2º mais vendido de 2019, Onix líder pela 5ª vez

Dos 2,78 milhões de automóveis comercializados no ano passado, 43% sai das concessionárias pintado na cor branca. Em uma década o tom subiu de 12% (2010), onde era a quarta cor mais escolhida, para a campeã de preferência nacional.

Em 2010 quem dominava era a cor prata, respondendo por 36% do mercado. Se somado tons complementares como cinza e preto, a dominância chegava a 73%. No ano passado, preto, prata e cinza somados tiveram participação de 47% no mercado – ainda acima do tom branco, porém com menos dominância.

Tons neutros

A preferência por cores fora dos tons neutros caiu entre o começo e o final da década. Em 2010, 9% da frota brasileira 0km saiu na cor vermelha contra apenas 6% em 2019. Já outras cores como azul, marrom, amarelo, verde, entre outras, desceu de 6% para 4%.

Assim, em 2019, dos carros comprados no Brasil, 90% eram dos tons neutros preto, prata, cinza e branco contra 85% em 2010. Apesar disso, a grande maioria das marcas lança seus carros novos em tons chamativos como o laranja do novo Chevrolet Onix, o azul do novo Tracker, o laranja, marrom ou roxo do Volkswagen T-Cross.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro