12/01/2023 - Henrique Koifman/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Ram, marca do grupo Stellantis dedicada a picapes, resolveu aderir à eletrificação e promete colocar nas ruas, no ano que vem, uma variante invocada – e movida somente a baterias – de seu modelo 1500, que ganhou o sobrenome pouco modesto de Revolution – ou revolução, no bom português.
Embora não tenha revelado muitos detalhes técnicos sobre a propulsão da nova picape grande (full-size) – como potência, torque e disposição dos motores (sabe-se que será 4x4), autonomia ou capacidade de carga –, a Ram divulgou uma longa série de recursos, acessórios e características bem bacanas do carro.
A mais impressionante delas é um sistema gerenciado por inteligência artificial chamado “Modo Sombra”, que faz com que o utilitário, digamos, se comporte como um cachorrinho bem adestrado, capaz de seguir seu dono – enquanto ele, do lado de fora, caminha alguns passos à frente.
Para melhorar sua manobrabilidade, a nova Ram contará com rodas traseiras que também esterçam (viram), diminuindo seu diâmetro de giro. Segundo a fábrica, o carro poderá receber uma recarga suficiente para rodar 160 km (100 milhas) em apenas 10 minutos, no modo de carregamento rápido.
A Revolution é montada sobre uma nova plataforma da Stellantis, chamada STLA Frame, criada especialmente para ser a base para veículos elétricos de grande porte e uma de suas características é manter a tradicional separação entre chassis e carroceria.
Segundo a Ram, uma das vantagens dessa configuração é o espaço ocupado pelas baterias, comparativamente menor do que em outras soluções.
Portas de saloon
Um detalhe que chama a atenção na Ram 1500 Revolution é a forma de abertura de suas portas, em sentidos opostos, semelhante às de um daqueles saloons do velho oeste. Como não há coluna central na lateral do carro, o acesso ao espaçoso interior é muito facilitado.
Lá, há três fileiras de bancos, em uma configuração que lembra a das minivans e SUVs. As duas fileiras traseiras são dobráveis e podem ser dispostas de várias maneiras diferentes, graças a um sistema de trilhos sobre os quais correm as bases dos assentos.
Além disso, a parede divisória do fundo – que separa a cabine da caçamba – pode ser retirada por comando elétrico, permitindo acomodar no carro objetos de até 5,49 m de comprimento. E, como não há motor a combustão, em seu lugar, no “cofre” dianteiro, fica outro espaçoso porta-malas.
No painel, todas as informações e comandos são dispostos em dois monitores que, somados, chegam a 28 polegadas de tela. O de baixo pode ser colocado em diferentes posições e até mesmo ser removido e usado em outros lugares do carro.
O volante multifuncional é retrátil – não está claro se simplesmente para facilitar o acesso, ou para ser usado assim quando o carro estiver em um futuro modo autônomo. Os espelhos retrovisores têm tamanho pequeno, pois utilizam câmeras e um sistema de visão de 360 graus do carro.
As rodas do protótipo são de 24 polegadas e, segundo o descrito na divulgação, as caixas de rodas são desenhadas para comportar conjuntos que somem 35 polegadas totais. No miolo das rodas, há um escudo luminoso com a marca, que permanece estático, sem girar, mesmo com o carro em movimento.
As mais vendidas
Vale lembrar que o segmento de picapes grandes – full-size, como as chamam os americanos – é o que vende mais unidades nos EUA há muitos anos. Ele é liderado há 46 anos (!) pela Ford, com sua série F, linha com modelos de diferentes portes e motorizações.
Mas o mercado é grande o suficiente para que as outras grandes locais, General Motors e Ram (ex-Dodge), vendam muito também, além de forasteiras, como a Toyota e a Nissan.
Além das questões ambientais, algumas das próprias características dos veículos elétricos – como robustez, simplicidade de manutenção e, principalmente, torque, muito torque – fazem com que seja natural a migração dessas picapes para a propulsão por baterias.
E, não por acaso, a Ford – com sua F-150 Lightnings – e a GM – com a Silverado EV – já aceleraram nesta direção, colocando modelos desse tipo em seus cardápios. Isso para não falar em “novatas”, como a Tesla e a Revian, que também estão lançando carro assim.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro