entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Recall global de Honda e Toyota afeta 6 milhões de carros

Problemas nos airbags de carros produzidos por ambas montadoras levou ao gigantesco número

24/01/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Toyota e Honda estão envolvidas em um mega recall por problemas nas bolsas de ar de seus carros. Enquanto os carros da Honda ainda fazem parte da série de recalls causados pelos airbags da Takata, a Toyota enfrenta uma situação diferente. Ao todo foram afetados mais de 6 milhões de carros em todo o mundo – nos dois casos o Brasil não está envolvido até o momento.

Toyota

A Toyota identificou problemas no controle eletrônico que comanda o disparo do airbag. Esse sensor pode não estar corretamente isolado, o que causaria mau funcionamento do sistema ou, até mesmo, a falha total. Até mesmo o posicionamento do cinto de segurança pode estar afetando o funcionamento do sistema.

Veja aqui ofertas de carros da Toyota

Os modelos afetados são Corolla 2011 a 2019, Avalon 2012 a 2018 e Matriz 2011 a 2013. Apenas nos Estados Unidos foram 2,9 milhões de Toyotas chamados no recall, enquanto o restante do mundo fecha os 3,4 milhões de carros envolvidos.

Os airbags foram produzidos pela TWR e podem afetar outras marcas como Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Maserati, Honda, Kia, Hyundai e Mitsubishi que usam o mesmo fornecedor.

O grupo Fiat Chrysler já realizou reparos em 2 milhões de carros equipados com esse tipo de airbag, enquanto Hyundai e Kia anunciaram recall de 1 milhão de carros em 2018. Até o momento carros vendidos e importados no Brasil não foram afetados por esse chamado global, tanto da Toyota quanto de outras marcas citadas.

Honda

O caso da Honda é um tanto quanto diferente do ocorrido com a Toyota. Os 2,4 milhões de carros chamados para reparos nas concessionárias da marca fazem parte de mais uma rodada do recalldos airbags Takata. Até o momento não há confirmação se modelos vendidos no Brasil foram afetados nesse chamado.

Encontre seu próximo Honda aqui

Afetados estão carros da Honda e da divisão de luxo Acura, sendo todos do final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Foram convocados Accord cupê e sedã feitos entre 1998 e 2001, Civic cupê e sedã feitos entre 1996 e 2000, CR-V produzidos entre 1997 e 2001, Odyssey feitas entre 1998 e 2001, EV Plus 1997 e 1998.

Além disso, os Acura CL 1997 e 1998, e MDX feitos entre 1999 e 2001, além das Isuzu Oasis (versão rebatizada da Honda Odyssey) fabricadas entre 1998 e 1999 também foram convocados para o recall.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

Os problemas são os mesmos de outros milhares de recalls convocados por conta do uso de airbags Takata: o sistema pode apresentar mau funcionamento causado por vazamentos de gases do sistema, levando a uma atuação insuficiente das bolsas de ar.  

Leia mais:
+ Toyota é a marca de carros mais vendida no mundo em 2019
+ Honda Civic Hybrid existe há mais tempo que o Corolla Hybrid
+ Toyota quebra paradigmas com novo Yaris GR de 272 cv

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.