23/01/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
De olho na atual – e acelerada – onda de transformação elétrica que está sacudindo toda a indústria automobilística, o Grupo Renault desenhou um ousado plano estratégico – batizado de “Renaultution” (trocadilho com “revolution”, revolução em inglês).
Leia mais:
+ Hyundai, uma gigante que navega muito além dos automóveis
+ Peugeot: a marca de moedores que passou a fabricar carros
+ Como uma discussão por uma Ferrari originou a Lamborghini
E nesse plano, entre outras ações, criou uma nova marca, a Mobilize – grafada MØBILIZE, com um “Ø” de alfabetos nórdicos, que também significa “vazio” em notações matemáticas.
Para marcar o lançamento, a Mobilize apresentou ao público o EZ-1 Prototype, um automóvel projetado com foco na mobilidade urbana e uso compartilhado.
Compacto – leva apenas duas pessoas – o modelo tem 2,3 metros de comprimento, portas envidraçadas e não tem chave. Para abrir e ligar, usa-se um aplicativo no smartphone.
Além disso, o simpático carrinho traz um novo sistema para troca da bateria, o que dispensa o tempo de recarga – em vez de ligar na tomada, você substitui o pacote de energia por outro já recarregado, em uma operação simples e rápida.
Metade dos materiais utilizados na fabricação do EZ-1 Prototype são reciclados e, segundo a empresa, ele é produzido respeitando os princípios da economia circular. Ao final de seu ciclo de vida, 95% de seus componentes serão reciclados em um centro especializado (a Re-Factory de Flins).
Mobilidade sustentável
Dedicada aos serviços de mobilidade, energia e dados, a nova unidade de negócios vai funcionar como fornecedora para outras marcas e parceiros, em busca de clientes que desejem formas de mobilidade mais sustentáveis e compartilhadas.
Segundo a empresa, o foco está na utilização de energia sustentável, na neutralidade de emissões de carbono e no desenvolvimento de valor na chamada economia circular.
Na prática, essa ambição deve se realizar com ganhos de escala e novas soluções de transporte para pessoas e mercadorias, de modo a atender as necessidades e expectativas de seus clientes em relação a um novo modelo, mais aberto e sustentável.
Diminuir o déficit entre o custo e o uso dos veículos – que costumam ficar parados 90% de seu tempo de vida –, por exemplo, é um dos caminhos.
Aumentar o valor residual dos carros, para evitar que um veículo novo perca metade de seu valor em apenas três anos (se tornando rapidamente descartável) é outra proposta. A marca tem como missão, também, contribuir para que suas operações e produtos não provoquem emissões de CO2 – a almejada “pegada zero de carbono”.
Carros em mutação
Segundo Clotilde Delbos, Diretora Geral da Mobilize, a empresa está entusiasmada em acompanhar as mutações do mundo do automóvel. “O carro está evoluindo da propriedade para o uso, quando e onde você precisar”, diz ela.
A executiva comenta os outros serviços que, além de automóveis, a Mobilize vai oferecer: “Será uma ampla gama de serviços inovadores nas áreas de mobilidade, energia e dados.
Graças a inúmeros parceiros, nosso objetivo é maximizar a utilização do carro para um uso em trajetos simplificados, mais sustentáveis e accessíveis para pessoas e mercadorias, reduzindo o impacto ambiental”, promete.
Tendo como base inicial os 6 mil pontos de venda da Renault na Europa e um sólido grupo financeiro como apoio, a nova empresa pretende ajudar a mudar o modo como compramos, usamos e/ou compartilhamos nossos automóveis, seja nas grandes ou pequenas cidades. O futuro da mobilidade nunca mais será o mesmo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro