entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

SUV do Fox que não foi para as lojas é revelado

Projeto da Volkswagen que tinha designer brasileiro envolvido foi engavetado e depois pode ter sido aproveitado pela KIA

08/08/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Um protótipo desenvolvido em 2007 pelo designer brasileiro Luiz Alberto Veiga quase deu origem para um carro inédito na história da Volkswagen. O carro conceito tinha boas chances de ser o futuro “SUV do VW Fox”, mas a fabricante não deu sequência ao projeto.

O ex-designer da montadora chegou a apresentar o projeto para os chefões da marca em Potsdam, na Alemanha. De acordo com Veiga, em postagem publicada nas redes sociais, a ideia chegou na KIA.

“Na VW não houve interesse, mas a ideia foi parar na KIA, que então criou o KIA Soul, início da onda dos SUV lights (compactos) em todo mundo”, disse Veiga, que acreditava no sucesso dos SUVs para a América do Sul e Ásia.

Peter Schreyer, um dos homens fortes do departamento de design da VW, acabou saindo da fabricante alemã para trabalhar na KIA em 2006 como chefe de design, portanto um ano antes das fotos registradas por Veiga.

Não há nenhuma confirmação oficial que o conceito exibido pelo brasileiro tenha sido responsável por originar o KIA Soul, hatch compacto que foi comercializado por aqui entre 2009 e 2020.

Veiga tem revelado outros projetos antigos da VW em suas redes sociais como uma possível “nova geração” dos modelos Kombi e Voyage, que também não foram levados adiante.
Pelas imagens divulgadas, o SUV do Fox tinha uma linha de cintura alta, rack de teto, desenho quadrado, traseira sem vincos e duas cores na carroceria. Parte do visual remete ao que veríamos posteriormente no VW up! e tinha certa inspiração da dianteira no VW Crossfox.
Se realmente tivesse sido lançado, esse conceito tinha grandes chances de disputar o mercado nacional com o Ford EcoSport.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.