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Tudo o que você precisa saber sobre a Stock Car

Temporada 2019 da Stock Car começa neste final de semana no Rio Grande do Sul com 28 pilotos na briga pelo título

05/04/2019 - por Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri/RF1 / Fotos: Bruno Terena/RF1 / Fonte: iCarros

Principal categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car completa 40 anos em 2019 e a abertura da temporada será neste domingo no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre (RS). A prova única do final de semana ainda marcará o 500º Grande Prêmio da história.

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Sem exageros, é possível considerar a Stock uma das cinco maiores categorias do mundo. Aliás, uma pesquisa da prestigiada revista inglesa Autosport apontou esta marca, deixando os brasileiros em quarto no ranking apenas atrás de Nascar, DTM e V8 Australiana.

Mas porque afinal de contas a Stock Car é tão relevante no automobilismo e o que faz dela uma diversão garantida de emoção em cada corrida? Pensando em responder esta pergunta, iCarros preparou um guia da temporada 2019:

Equipes e Pilotos

A Stock Car tem 28 pilotos confirmados para a primeira etapa no Rio Grande do Sul. Dessa lista, sete pilotos já tiveram o gosto de ser campeão. Três deles conquistaram dois ou mais títulos: Cacá Bueno (5 vezes campeão), Ricardo Maurício (2 títulos) e Daniel Serra (2 títulos).

Max Wilson, Rubens Barrichello, Marcos Gomes e Felipe Fraga foram campeões uma vez. Os outros 21 pilotos brigam pelo título inédito e com certeza ao menos dez tem chances reais de entrar para este seleto grupo.

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Marcada pelo equilíbrio e pelo bom número de ultrapassagens e estratégias, a Stock Car teve duas equipes com grande destaque nas últimas quatro temporadas: a Cimed Racing, bicampeã nas temporadas 2015 e 2016 com Marcos Gomes e Felipe Fraga, e a Eurofarma RC, atual bicampeã com os títulos de Daniel Serra.

Para 2019, algumas mudanças aconteceram no grid, como a chegada de jovens pilotos: Marcel Coletta (17 anos), Pedro Cardoso (20 anos) e Gaetano Di Mauro (21 anos).

Marcel, inclusive, baterá o recorde de mais jovem piloto da história da categoria na corrida de abertura com 17 anos e 5 meses. O recorde de mais jovem vencedor da história pertence a Felipe Fraga, que ganhou com 18 anos e 7 meses justamente em sua estreia na Stock em 2014 na pista de Interlagos.

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Além dos campeões já citados, várias estrelas também seguem no grid: Thiago Camilo, que é tricampeão da Corrida do Milhão; Ricardo Zonta, ex-F1 e também vencedor da prova milionária; Nelsinho Piquet, que foi o primeiro campeão da Fórmula E, além de Átila Abreu, Valdeno Brito, Bia Figueiredo e outros nomes já conhecidos pelo público brasileiro fã de automobilismo.

Quem é quem no grid em 2019 (equipe e pilotos):

Blau Motorsport: Allam Khodair e Cesar Ramos
Cavaleiro Sports: Denis Navarro e Felipe Lapenna
Cimed Racing: Cacá Bueno (C) e Felipe Fraga (C M)
Crown Racing: Gabriel Casagrande e Marcel Coletta (E)
Eurofarma RC: Daniel Serra (C M) e Ricardo Maurício (C)
Shell Helix Ultra: Galid Osman e Gaetano Di Mauro
Full Time Sports: Rubens Barrichello (C M) e Nelsinho Piquet
Hot Car Competições: Rafael Suzuki e Pedro Cardoso (E)
Ipiranga Racing: Bia Figueiredo e Thiago Camilo (M)
KTF Sports: Marcos Gomes (C) e Diego Nunes
Prati-Donaduzzi Racing: Júlio Campos e Valdeno Brito (M)
RCM: Bruno Baptista e Max Wilson (C)
Shell V-Power: Ricardo Zonta (M) e Átila Abreu
Vogel Motorsport: Guga Lima e Lucas Foresti

(E) = estreante
(C) = campeão
(M) = vencedor da Corrida do Milhão

Onde são as corridas: o calendário 2019

1ª etapa – 7 de abril de 2019 – Velopark / RS
2ª etapa – 5 de maio de 2019 – Velo Città / SP*
3ª etapa – 19 de maio de 2019 – Goiânia / GO
4ª etapa – 9 de junho de 2019 – Londrina / PR*
5ª etapa – 21 de julho de 2019 – Santa Cruz do Sul / RS*
6ª etapa – 11 de agosto de 2019 – Campo Grande / MS*
7ª etapa – 25 de agosto de 2019 – Interlagos / SP
8ª etapa – 15 de setembro de 2019 – Curitiba / PR*
9ª etapa – 20 de outubro de 2019 – Cascavel / PR*
10ª etapa – 10 de novembro de 2019 – Tarumã / RS*
11ª etapa – 24 de novembro de 2019 – Goiânia / GO*
12ª etapa – 15 de dezembro de 2019 – Interlagos / SP
* rodadas duplas

Como é o carro da Stock Car

Apesar do nome (que remete a estoque, ou, numa tradução menos literal, carro original), a Stock Car usa carros de competição que tem poucas semelhanças com o modelo que você usa nas ruas.

Por outro lado, todos pilotos e equipes, usam o mesmo chassi, pneu e motor – algo que nem na Indy ou Nascar ocorre. Com isso, a diferença de equipamento é zero e vale então o juste do carro de cada equipe e, claro, o talento do piloto.

Não é raro acontecer dos 28 pilotos da categoria ficarem separados por apenas um único segundo no grid. Na F1, esta diferença às vezes separa os quatro primeiros do restante do grid.

Em 1979, a Stock Car começou com os tradicionais Opalas – com muita semelhança com os carros de rua. Hoje, a situação é outra. Os modelos são produzidos pela JL Racing, empresa com sede em Cotia (SP), que é responsável por equalizar toda a produção de chassis.

A empresa começou essa parceria com a categoria em 1999 para que os carros entrassem no grid para a temporada de 2000. A partir de 2000, a JL passou a produzir também os motores.

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A empresa ainda é responsável pela produção dos carros da Stock Light, categoria de acesso à Stock Car. A JL Racing pertence a Zeca Giaffone, campeão da própria Stock Car em 1987.

Ficha técnica do Stock Car

O modelo de chassi tubular é o JL-G09. A carenagem exterior é do Chevrolet Cruze V8. Vejam outros detalhes da ficha técnica:

Cilindros/ Cilindrada: 8/ 6,2 cm³
Potência máxima: 450 a 550 cavalos de potência (depende da pista e do uso do botão de ultrapassagem).
Torque máximo: 450 0Nm
Velocidade Máxima em corrida: 270 km/h
Peso mínimo: 1.320 quilos (incluindo o piloto)
De 0 - 100 km/h - 3,5 segundos
Pneus: Pirelli P Zero 305/660 Aro 18

15 mil peças

Um carro de Stock Car tem cerca de 15 mil peças e a JL fica responsável por criar pelo menos 4 mil dessas peças. Todas elas passam por um controle de qualidade dentro da fábrica com aparelhos que medem cada milímetro para que não haja imperfeições na produção de medidas das peças.

Motores dos EUA

Os motores V8 da Stock Car são importados dos Estados Unidos e preparados no Brasil pela JL. São equalizados para todas as equipes e podem chegar a até 550 cavalos de potência (são 8 cilindros em V, 5.7 litros e injeção eletrônica).

Cada motor tem vida útil de aproximadamente 5 mil km, equivalente para uma temporada inteira, mas que não é nada se compararmos com os carros de passeio das ruas. Todos os motores são lacrados, portanto somente a JL pode fazer revisões e mexer nos mesmos para dar suporte às equipes.

São permitidas apenas três trocas de motor por carro durante todo o campeonato. Caso algum carro exceda três trocas de motores, o mesmo perderá 10 posições no grid de largada e posteriormente a mesma penalidade, a cada nova troca.

Chave? Esquece!

É obrigatório o uso de um motor de partida elétrico, portanto o Stock Car não é ligado com uma chave – quando um piloto roda e o motor apaga, ele precisa acionar um comando dentro de seu cockpit.

Tanque de combustível

O tanque de combustível da Stock Car é feito com fibra de carbono e kevlar, elementos que também são utilizados para criar um cockpit de Fórmula 1. Por dentro do tanque é usada uma espécie de bolsa de borracha para que mesmo em um acidente muito grave não haja furos no tanque e não aconteçam vazamentos.

Perda Total? Aqui não

Diferentemente dos carros de rua, os carros da Stock Car não dão perda total. Segundo Zequinha Giaffone, um dos proprietários da JL, "qualquer carro da Stock Car é reparável". Mesmo em casos de fortes batidas, não é 100% do carro que é perdido. Somente em casos de grandes incêndios que não é possível recuperar o carro. Em pelo menos 20%, 30% ou 40% do carro é possível recuperar peças após batidas fortes.

Seguro

Obviamente, ao contrário dos carros de rua, o Stock Car não tem um seguro completo – mas as equipes criaram um sistema em que as batidas menores são cobertas por uma franquia (o valor não é revelado). E, também diferente do trânsito, não há culpado pelo acidente quando o assunto é prejuízo financeiro: cada piloto e equipe conserta o seu carro, mesmo se o outro piloto provoca o acidente.

Câmbio

Do tipo XTrac. Eletrônico, com troca de marchas por borboletas no volante (paddle shift); sequencial de 6 marchas para frente mais a ré.

Freios

Discos ventilados Fremax; pinças inglesas da AP Racing que são especiais de competição; pastilhas Frasle.

Farol dianteiro

É aplicado um adesivo que reproduza o formato externo e original da imagem do farol do Chevrolet Cruze. É obrigatória a funcionalidade total do sistema de pisca alerta, luz de chuva e luz de freio.

Lanternas Traseiras

Devem ser mantidas como a do modelo original de linha do carro.

Outros sistemas

O carro tem limpador de para-brisa, desembaçadores e sistema de ventilação. Mas não tem ar-condicionado e a temperatura dentro do Stock costuma ultrapassar os 50ºC durante as corridas.

Como acompanhar?

A TV Globo exibe duas etapas em TV aberta: Corrida do Milhão (7ª etapa) e Super Final (Interlagos, 12ª). Já o Sportv exibe as outras etapas da temporada. E iCarros estará presente nas 12 etapas do campeonato trazendo as principais notícias e curiosidades da categoria.

Sistema de pontuação

A maioria das etapas da Stock Car possuem rodada dupla. O vencedor da primeira corrida conquistará 30 pontos, enquanto o vencedor da segunda prova receberá 24 pontos.

Três etapas são disputadas no formato de corrida única: a abertura, Corrida do Milhão e a final (12ª etapa). Na última corrida, que será em Interlagos, a pontuação da prova será dobrada, portanto o vencedor levará 60 pontos.

Sistema de pontuação

1ª até 11ª etapa

1ª corrida
1º –  colocado – 30 pontos
2º – 24 pontos
3º – 22 pontos
4º – 19 pontos
5º – 17 pontos
6º – 15 pontos
7º – 14 pontos
8º – 13 pontos
9º – 12 pontos
10º – 11 pontos
11º – 10 pontos
12º – 9 pontos
13º – 8 pontos
14º – 7 pontos
15º – 6 pontos
16º –5 pontos
17º – 4 pontos
18º – 3 pontos
19º – 2 pontos
20º – 1 ponto

2ª corrida

1º – 24 pontos
2º – 20 pontos
3º – 18 pontos
4º – 17 pontos
5º – 16 pontos
6º – 15 pontos
7º – 14 pontos
8º – 13 pontos
9º – 12 pontos
10º – 11 pontos
11º – 10 pontos
12º – 9 pontos
13º – 8 pontos
14º – 7 pontos
15º – 6 pontos
16º – 5 pontos
17º – 4 pontos
18º – 3 pontos
19º – 2 pontos
20º – 1 ponto

 

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