entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Vans dos correios americanos serão eletrificadas

Substituição de veículos acontecerá ao longo dos próximos 10 anos; serão 165 mil unidades ao custo de US$ 482 milhões

06/03/2021 - Henrique Koifman / Fonte: iCarros

Você provavelmente já viu uma dessas vans em filmes americanos: são altas, quadradinhas, pintadas de branco com faixas vermelha e azul ao longo da carroceria e têm volante do lado direito – para facilitar o trabalho do carteiro, que precisa sair e entrar rapidamente do veículo para suas entregas e coletas. 

Leia mais:
+ Você está comparando preço errado de carros dos EUA e Brasil
+ 6 benefícios de ter um elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?

Embora o United States Postal Service (USPS) - serviço americano de correios (que é estatal) utilize em sua frota de 140 mil veículos alguns outros tipos diferentes de utilitários, a grande maioria deles é assim, foi fabricada especificamente para esse uso e já está em serviço por décadas.  

Além de consumir combustível, ultimamente – pelo desgaste, provavelmente – os casos de incêndios nesses “caixotinhos” têm aumentado. 

Unindo a necessidade de substituição com os atuais critérios de sustentabilidade, o USPS abriu recentemente uma concorrência para a compra de novos veículos, estabelecendo que eles deverão ser elétricos.  

A disputa foi vencida pela Oshkosh Defense, empresa especializada em fabricar veículos militares. O contrato prevê a produção de 165 mil vans em dez anos ao custo de US$ 482 milhões. 

De longe, os novos veículos até lembram o atual – que é considerado um ícone dos correios por lá. Eles mantêm o volante do lado direito, mas terão tecnologia contemporânea, com motores elétricos – o que, aliás, é uma diretriz definida pelo governo de Joe Biden para os serviços públicos. 

Além disso, as novas vans terão câmeras para dar ao motorista visão de 360º ao redor do veículo, controle de tração, sensores de estacionamento, sistema anticolisão e confortos como ar-condicionado e aquecimento para o motorista.

Terão também maior capacidade de carga e um acesso mais fácil ao compartimento de carga a partir do interior da cabine. 

Segundo o professor Vivaldo José Breternitz, da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, essa é uma notícia que confirma a tendência de crescimento dos veículos elétricos nos EUA.  

“Uma pesquisa recente diz que o número de elétricos a serem vendidos nos Estados Unidos em 2021 dobrará em relação a 2020”, diz ele.  

“A mesma pesquisa informa que a absoluta maioria dos proprietários de elétricos, quando troca de carro, compra outro elétrico, o que é um indicador de que a tecnologia está satisfazendo aos seus usuários”, conclui Vivaldo.  

O difícil é imaginar que isso também seja implementado no Brasil dentro dessa próxima década. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.