entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volkswagen Nivus é maior que o T-Cross e será mais barato

SUV cupê será o modelo de entrada da Volkswagen no Brasil no segmento aventureiro

28/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Primeiro modelo da nova fase da Volkswagen no Brasil, o Nivus foi lançado por aqui com toda pompa de uma estreia internacional. Global, o Nivus chegará às concessionárias brasileiras no início do segundo semestre deste ano para depois seguir para a América Latina (final do segundo semestre) e Europa (início de 2021).

Leia mais:
+ VW promete carro manual se houver demanda
+ Metade das vendas do VW up! na Alemanha são do elétrico
+ Sucessor do JAC T60 terá influência pesada da Volkswagen

O Volkswagen Nivus será posicionado como modelo de entrada da gama de SUVs no Brasil e também na Europa. Sem revelar preços, a marca garante que os valores ficarão entre Polo e T-Cross. A vantagem do Nivus é que ele é maior que os dois modelos.

Mais por menos

Com 4,26 m de comprimento ele é 7 cm mais longo que o T-Cross e 21 cm maior que o Polo. Graças ao perfil cupê, sua altura de 1,49 m é 8 cm menor que a do T-Cross e apenas 3 cm mais alto que o Polo, mesmo que suspensão elevada.

Procurando um Polo? Veja ofertas

Por conta do uso das portas do Polo, o Nivus mantém o entre-eixos de 2,56 m do hatch compacto. Já o T-Cross, feito na base alongada do Virtus, chega a 2,65 m, garantindo maior espaço para as pernas dos passageiros traseiros.

No porta-malas, nova vantagem para o Nivus por conta do balanço traseiro mais longo: são 415 litros de capacidade contra 373 litros do T-Cross e 300 litros do Polo. Só não supera o Virtus com seus impressionantes 521 litros de capacidade.

Motorização

Apesar de ter sido cogitado o uso de transmissão manual no início do projeto do Nivus, a Volkswagen oferecerá o SUV cupê apenas com câmbio automático de seis marchas. Assim, o único SUV da Volkswagen com câmbio manual continuará a ser o T-Cross.

Prefere um T-Cross? Confira ofertas

O motor é o já conhecido 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque, o mesmo usado por Polo, Viruts, T-Cross e up! (em uma versão mais mansa). Não haverá motor aspirado ou outra opção mais potente para o Nivus, como o 1.4 TSI que está na versão mais cara do T-Cross ou nos esportivos Polo GTS e Virtus GTS.

VW Play

Um dos itens tecnológicos que mais merecem destaque no novo Volkswagen Nivus é a central multimídia VW Play. Desenvolvida no Brasil, ela traz tela maior, nova interface e uma loja de aplicativos semelhante ao Google Play e App Store dos smartphones.

Haverá aplicativos integrados como Waze, Deezer e até mesmo iFood. Mas não espere por conexão wi-fi na própria central multimídia como o que a Chevrolet fez em Onix, Onix Plus e Tracker. Para acessar esses aplicativos é preciso rotear a internet do seu próprio celular.

Há também manual do próprio carro, agendamento de revisões, certificado de revisões realizadas e certificado de garantia.

Tecnologias

A Volkswagen ainda não detalhou o conteúdo de todas as versões do Nivus, mas adiantou-se em dizer que ele trará piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência, itens ainda inéditos no segmento de SUVs compactos.

O novo Volkswagen Nivus ainda terá faróis e lanternas totalmente feitos por LED, algo que nem seu irmão maior T-Cross tem. Seis airbags também estarão presentes em todas as versões do SUV cupê.

Visual

Apesar de usar as mesmas portas, interior (exceto volante e central multimídia) e para-brisa do Polo, o Nivus tem visual completamente diferente do hatch. Ele tem mais personalidade, aparenta ser mais esportivo e foge um pouco da padronização visual constante dos carros da Volkswagen.

A dianteira tem faróis integrados à grade frontal, que conta com um friso cromado que se funde com o esquema de iluminação interno. As luzes de neblina ficam em um suporte triangular, que lembra modelos de outras marcas.

Plástico preto e detalhes em cinza claro decoram toda parte inferior do Nivus para dar o visual mais robusto de um SUV. Enquanto seu irmão T-Cross é um SUV mais quadradinho, o Nivus apela para o estilo cupê, com vidro traseiro bastante inclinado e teto em arco.

A traseira tem lanternas altas e visualmente integradas por um friso preto. Ao menos a parte interna das lanternas acende, diferentemente do que ocorre no T-Cross. As versões mais caras do Nivus poderão contar com kit de personalização que traz detalhes em preto brilhante, incluindo as rodas de liga-leve de 17 polegadas.

As cores oferecidas para o Nivus são Vermelho Sunset (cor de lançamento), Cinza Platinum, Prata Sirius, Branco Cristal, Preto Ninja e Cinza Moonstone. Preços e versões ainda não foram revelados pela Volkswagen, mas a variante topo de linha será a Highline, já confirmado pela marca.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.