Volkswagen se desculpa por campanha polêmica nos EUA

Empresa diz que anúncio sobre troca do nome para “Voltswagen” incomodou algumas pessoas e pede desculpas pela confusão

01/04/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Volkswagen troca de nome para Voltswagen. Parecia piada de 1º de abril, mas a empresa insistia em ser real, mesmo com jornalistas do mundo inteiro questionando a veracidade da informação na última terça-feira, 30 de março.

Leia mais:
+ Volkswagen troca de nome para Voltswagen 
Volkswagen anuncia projeto para baratear carros elétricos

O mercado automotivo global ficou em choque, e até mesmo as ações da empresa nos Estados Unidos dispararam, indicando uma reação positiva de quem mostrava compromisso e ação com o futuro dos carros elétricos.

Mas, apesar da mudança ser restrita aos EUA e mesmo sendo confirmada com comunicados oficiais (inclusive com declarações do CEO da empresa), ainda havia muita desconfiança no ar, tanto da mídia quanto dos consumidores.

Vale lembrar o que noticiamos aqui mesmo no iCarros no final daquele texto na terça: “Há quem diga que é uma jogada de marketing? Sim. A agência Reuters publicou uma nota desmentindo a mudança no nome, mas vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos”.

E estes novos capítulos chegaram rápido: vendo o tamanho da repercussão (e o possível dano de imagem por promover “fake news” em uma era tão complicada como a atual), a Volkswagen voltou atrás e afirmou que se tratava de uma campanha para divulgar o novo ID.4 nos Estados Unidos.

Mesmo com um timing fora da hora, a ideia da empresa era aproveitar o dia 1º de Abril, quando tradicionalmente surgem matérias fantasiosas como forma de brincadeira no setor automotivo. Em novo comunicado distribuído ontem, a empresa afirmou:
 
“A Volkswagen da América não mudará seu nome para Voltswagen. A renomeação foi projetada para ser um anúncio no espírito do Dia da Mentira, destacando o lançamento do SUV totalmente elétrico ID.4 e sinalizando nosso compromisso em levar mobilidade elétrica a todos. Percebemos que o anúncio incomodou algumas pessoas e pedimos desculpas pela confusão causada. As várias respostas positivas nas mídias sociais mostraram que a campanha ressoou entre os consumidores”.  

A novela ainda não acabou. Com o aumento das ações da Volkswagen no mercado norte-americano por conta do anúncio que a empresa garantia ser verdadeiro, uma possível investigação pode apurar se alguém lucrou com esta operação usando de informação privilegiada. Não houve, por enquanto, pronunciamento oficial da SEC (Securities and Exchange Comission), que regula o mercado de ações nos EUA.

Existe um ditado popular no mercado publicitário que diz “there’s no such a thing as bad publicity” (não existe má publicidade, o que importa é ter publicidade). Ou, na tradução livre em português, “fale mal, mas fale de mim”.

Se a ousada campanha de marketing fará da Volkswagen uma jogadora de peso no mercado de carros elétricos, teremos que dizer, mais uma vez: é melhor aguardar as cenas dos próximos capítulos.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.