entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volvo testa recarga sem fio para carros elétricos

Nova tecnologia em teste na Suécia é capaz de abastecer as baterias de veículos sem a necessidade de cabos e tomadas

11/03/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Sabe aqueles celulares mais novos, que você pode recarregar sem precisar plugar em nada, simplesmente apoiando sobre uma superfície especial, em casa ou no carro?

Pois a Volvo está levando esse tipo de tecnologia para os veículos elétricos: em vez de plugar, basta estacionar em uma vaga especial para “encher o tanque”.

A ideia de recarregar veículos sem usar cabos ou trocar baterias não é exatamente nova. Ela já está em testes em países como Israel e Inglaterra faz um tempinho.

Mas enquanto nesses sistemas o carro é recarregado em movimento, passando sobre trechos de asfalto com redes especiais embutidas, no da Volvo – criado pela Momentum Dynamics –, a ideia é criar pontos específicos para isso.

Olhando de longe, esses carregadores são exatamente iguais a uma vaga de estacionamento, delimitada por faixas pintadas. Localizados dentro de um eletroposto, esses dispositivos chamados charging pad enviam energia diretamente para as baterias, bastando para isso que o motorista seja “bom de baliza”, ou seja, bom de vaga.

Para avaliar o funcionamento do sistema, a montadora sueca já iniciou um período de testes com veículos da frota de táxis de Gotemburgo, pertencente a operadora Caboline.

Os carros são de seu modelo XC40 Recharge, igual ao vendido aqui no Brasil, mas adaptado a esse novo recurso. A perspectiva é de que esses táxis rodem pelo menos 12 horas diárias, percorrendo cerca de 100 mil km a cada ano.

A ideia é que, num futuro próximo, vagas desse tipo estejam disponíveis em vários pontos da cidade, em áreas urbanas comuns, podendo ser usadas por qualquer motorista. Para recarregar, aliás, nem é necessário sair do carro – algo providencial em um país com inverno muito rigoroso, como a Suécia.

Além disso, no caso dos XC40 Recharge em teste, o recarregamento sem fio é feito com uma potência de mais de 40kW, que permite um tempo quatro vezes menor que o obtido com um carregador doméstico e bem próximo do proporcionado pelos sistemas com fio do tipo rápido, de 50kW. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.