20/10/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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O motivo é simples: líder aqui por mais de 30 anos, a marca foi ultrapassada, tanto em números totais, quanto em modelos mais vendidos – o Gol, seu produto que mais saiu das lojas em 2019, foi apenas o quinto na preferência nacional (dados da Fenabrave).
Vale informar que os seis modelos mais vendidos no ano passado são hatches (dois volumes) compactos, na ordem: Chevrolet Onix, Ford Ka, Hyundai HB20, Renault Kwid, VW Gol e Fiat Argo. E, entre eles, o carro da Volks é o que tem o projeto mais antigo.
Mas, em vez de investir em uma esperada nova geração de seu pequeno campeão, a montadora germânica tem acelerado em outra direção, a dos veículos esportivos utilitários, os SUVs, atuais sonhos de consumo da classe média brasileira.
Com um atraso em relação a todas as marcas com as quais concorre em nosso país e que já estão presentes nesse segmento, num espaço de menos de dois anos, a VW lançou o T-Cross (2019) e o Nivus (2020) e apresentou o Taos (2021), três “altinhos”.
O trio se juntou ao importado já residente Tiguan – que, com a chegada do Taos no ano que vem, deve continuar a ser vendido aqui apenas em sua versão mais “parruda”, a R-Line com motor 2.0 de 220cv de potência (contra os 150cv do 1.4 do irmão mais novo).
O time dos “SUVW” no Brasil, no entanto, ainda deve crescer um pouco mais – e nos dois extremos da tabela.
Na base, é dada como certa a chegada de um Polo “aventureiro”, com uma receita semelhante à que a Honda usou para criar seu WRV a partir do monovolume Fit: suspensão mais alta, novos grade, capô e lanternas e um banho de loja estilo “férias na fazenda”.
No topo da linha, onde já reinou o portentoso Touareg com seu motor V8, deve entrar uma versão importada do Atlas Cross Sport, sucesso da marca nos EUA, fabricado lá e, também, na China – outro mercado em que os SUVs têm agradado bastante.
Seria esse o fim dos outros tipos de modelos VW no Brasil? Provavelmente não. Se por um lado, o Gol – e seus “filhos”, Voyage e Saveiro – e o Fox (com 17 anos de estrada!) são veteranos e devem ser aposentados, por outro lado, o Polo e seu sedã, Virtus, são recentes, com plataforma moderna, e devem ficar.
Outros modelos, como o Up! e o sedã Jetta, porém, não devem ter vida muito longa.
Modelos de passeio oferecidos pela Volkswagen no mercado alemão:
Hatches: up! (incluindo as versões esportiva GTI e elétrica, e-up!), Polo, Golf e ID.3 (elétrico)
Peruas: Golf Variant, Passat Variant e Arteon Shooting Brake
Minivans: Golf Sportsvan, Touran e Sharan
Sedãs: Passat e Arteon
SUVs: T-Cross, Id.4 (elétrico), T-Roc (com versão cabriolet), Tiguan e Touareg.
Para encerrar, de acordo com os dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, em setembro último, o T-Cross e o Nivus foram o 12º e 19º modelos mais vendidos no país – atrás de concorrentes como Chevrolet Tracker, Jeep Compass e Jeep Renegade.
A vida da VW não será fácil entre os SUVs, mas a estratégia está começando a render frutos: nesta segunda-feira (19), a empresa comemorou a marca de 100 mil T-Cross produzidos no Brasil. O modelo é o atual líder no segmento.
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