03/01/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O Volkswagen Gol é um carro que os brasileiros já estão familiarizados, mas, depois de 41 anos no mercado, o hatch, maior sucesso da marca alemã no País se prepara para a despedida.
O modelo, que foi por 27 anos o mais vendido em território nacional, se tornou mais refinado, deixando de ser um carro popular e passando a ter um aumento no seu preço em todas as versões de acabamento disponíveis.
A primeira geração do Gol foi lançada em 1980 e ficou 14 anos no mercado com um modelo mais discreto e simples. O motor ainda era refrigerado a ar, com 1.300 cm³ e tinha 47 cv de potência apenas, em conjunto similar ao do Fusca. Depois o motor passou a ser 1600, o AP. Mas a grande mudança só veio em 1984, quando lançou a versão esportiva GT com motor 1.8 refrigerado.
Leia mais:
+ Toyota registra no Brasil picape Tundra
+ VW planeja nova geração da Saveiro para 2024
+ Jeep mostra em pequeno filme novo Renegade
No ano de 1989 o Gol GTI foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica e motor 2.0 de 120 cv, esse foi o primeiro veículo a ser exportado. Em 1994, houve o lançamento da segunda geração, que ficou conhecida como o Gol Bolinha, com motor de 76 cv e 12,3 mkgf de torque. O modelo ainda ficou mais espaçoso e ganhou um porta-malas bem maior.
Em 1999 chegou o G3, que, apesar da sigla, não era a terceira geração do Gol. O modelo passou a ter um design com linhas mais retas e carroceria com quatro portas, airbags e outras novidades que também estão inclusas no motor, 1.0 turbo com 112 cv de potência.
O primeiro modelo com motor 1.6 Total Flex foi lançado em 2003, foi o modelo pioneiro em relação a essa tecnologia no Brasil e atingiu quatro milhões de unidades, sendo o carro mais popular do País.
O Gol em 2005 perdeu as suas versões mais sofisticadas e se tornou um modelo de entrada da Volkswagen com a reestilização do G4. Mas o G3 e G4 sofreram com críticas, não agradaram em relação a seu novo acabamento e quadro de instrumentos.
A grande mudança foi em 2008, quando chegou a terceira geração do G5, com motor longitudinal. Desde lá que a Gol passou a incorporar em sua linha a nova identidade visual da VW, que teve três reestilizações em 2012, 2016 e 2018.
Com câmbio automático de seis marchas, equipado com hatch em 2018 com novos itens no sistema de direção e disponibilidade de três pacotes.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro