entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW up! TSI é pequeno e furioso: tudo sobre o modelo

subcompacto da Volkswagen saiu de linha no Brasil, mas suas versões com motor turbo são desejadas

26/06/2023 - Henrique Koifman/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

lançado aqui no Brasil em 2014, o VW up! nunca chegou a ser um fenômeno de vendas, mas sempre foi um sucesso nas avaliações, sendo exaltado como um carro compacto especial.

ainda mais nas versões equipadas com o motor turbinado, o 1.0 170 TSI – que hoje empurra parte da linha Polo –, o pequeno up! tem atributos de sobra para agradar aqueles que gostam de dirigir. por quê? a resposta resumida está no título ali em cima: o VW up! TSI é realmente pequeno e furioso.

motor up tsi

o up! pesa até cerca de 950 kg (dependendo da versão), que o seu motor turbinado de três cilindros, que gera até 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque desloca com facilidade, mostrando boa disposição mesmo quando leva passageiros e bagagens, se comportando como um pequeno esportivo. 

é pisar no acelerador para o carrinho roncar, pular para frente e, se você não tomar cuidado, soltar uma cantada de pneu aguda. é tanto torque para pouco peso, que, dependendo da situação, até uma acelerada mais forte em segunda marcha pode fazer os pneus cantarem nervosos.

Qual velocidade o Up! TSI pode alcançar? 

segundo a marca, o up! TSI é capaz de ir de 0 a 100 km/h em até 9,3 segundos (com etanol), mas esse ganho de velocidade é mais forte ainda entre, digamos, 0 e 60 km/h, o que faz com que o carrinho deixe muito modelo três vezes mais caro para trás quando o semáforo fica verde.

o câmbio desse up! TSI é manual, com cinco velocidades, bem justo e preciso. e, como o motor esbanja força (torque) já em baixas rotações, pisando pouco no acelerador, da terceira em diante as marchas são um pouco mais longas do que em sua versão aspirada.

Quanto o Up! TSI faz por litro? Up! dá show de economia

e aí está um dos segredos para que ele seja tão econômico, fazendo, com gasolina, até 14 km/litro na cidade e até 16 km/litro na estrada. isso pela medição do INMETRO, pois, comigo, em um test-drive, num trajeto plano de totais 160 km a média ficou em pouco mais de 18 km/l.

todas essas características fazem com que esse up! TSI seja um carro bem gostoso de guiar e, também, bem prático e ágil no trânsito urbano. 

como usado, o up! é bem valorizado por aqui, como você pode confirmar nas ofertas do icarros.

pequeno e furioso, o VW UP TSI também é um carro seguro

o up! TSI tem um projeto que é avançado para sua época e uma estrutura que combina diferentes materiais, para absorver impactos externos e, ao mesmo tempo, proteger seus ocupantes. recebeu nota máxima da avaliadora Latin Ncap em testes de colisão.

além disso, o carro é bem estável e passa confiança ao motorista, sendo bem aerodinâmico em curvas e bem fácil de controlar em manobras mais bruscas, graças a sua direção com assistência elétrica bem calibrada. 

e up! também freia bastante bem, com um sistema ABS eficiente em casos extremos. ele conta com controle de tração, mas não de estabilidade. no banco de trás, porém, para o ocupante do meio, o up! TSI só foi produzido com cinto de segurança subabdominal (aquele que só pega embaixo da barriga), proibido no Brasil a partir de 2020. 

como não seria possível incluir o cinto de três pontos nesse assento central, a Volkswagen reduziu o número de ocupantes para o up! TSI que, em seus modelos 2020 e 2021, trazem em sua documentação a previsão para somente quatro pessoas a bordo (assim como o modelo alemão, aliás).

daí que, se você comprar um modelo desses dois últimos anos de produção, preste atenção nesse detalhe e não convide mais que duas pessoas para carona no banco de trás, pois, além do risco de viajar sem cinto, levar um passageiro ali no meio ainda pode render uma boa multa.

história do up! TSI

o up! nasceu na Alemanha em 2011, para ser o carro de entrada da linha da Volkswagen, em substituição do antigo Lupo. seu design foi criado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e ele tinha a pretensão de se tornar um ícone popular, como foi o Fusca

para ser lançado aqui no Brasil, em 2014, o up! sofreu algumas modificações: ganhou mais 6,5 cm no comprimento, 64 litros de espaço no porta-malas e perdeu a tampa de vidro na traseira – a nossa é fabricada em chapa de aço e, no caso do up! TSI, pintada de preto.

esses centímetros a mais garantem ao up! nacional um espaço interno acima da média para um subcompacto. cheguei a andar com mais três adultos a bordo, sem ouvir reclamações. além disso, a combinação de suspensão, pneus de perfil mais alto e bancos faz dele um carro confortável.

Primeiras versões do up! TSI

no começo, estavam disponíveis opções de duas ou quatro portas e uma variedade razoável de opções de versões, com motor de três cilindros aspirado ou turbo. aos poucos, a linha foi sendo enxugada e, chegando finalmente a apenas uma dessas versões em 2021, a Xtreme.

a princípio, a ideia era que também aqui o up! fosse o modelo de entrada, o mais barato da linha Volkswagen. Com projeto sofisticado e construção cara, no entanto, ele acabou seus dias custando mais que os irmãos Fox e Gol – ambos também já aposentados.

e tudo indica que foi justamente esse preço mais alto – que superava de seus principais concorrentes da época, Ford Ka, Fiat Mobi e Renault Kwid – o principal responsável por ter sido “descontinuado” em nosso mercado. na Alemanha, ele é produzido até hoje.

leia aqui sobre o fim do VW up! nacional, em 2021.

confira a ficha técnica completa do up! TSI em nosso catálogo.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.