entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Discovery Sport 2024 tem na tecnologia maior novidade

Montado na fábrica brasileira da JLR, SUV tem opções para até sete lugares e preços a partir de R$ 434.490

14/03/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A JLR, conhecida anteriormente por Jaguar Land Rover, acaba de lançar no Brasil o modelo 2024 do Discovery Sport. Disponível na versão Dynamic SE com motores flex e diesel, o SUV de luxo é montado na fábrica da marca em Itatiaia (RJ) e traz novidades em sistemas de multimídia, painel digital e câmeras em 360º.

O carro, que pode contar com até sete lugares, está disponível com duas opções de motorização. A primeira é o P250 Flex, motor de quatro cilindros turbo, de 240 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Com esse propulsor, o Discovery Sport acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos, chegando aos 200 km/h de velocidade máxima.

A outra opção é o motor D200 a diesel, que conta com tecnologia elétrica mild hybrid (MHEV, ou híbrido leve), que emprega o motor de arranque para, por meio de uma correia, alimentar o conjunto de baterias com a energia que normalmente seria desperdiçada nas desacelerações e que é, então, acumulada em uma bateria de 48 volts.

É essa bateria que vai alimentar o mesmo motor elétrico em momentos específicos de aceleração e baixas velocidades, aumentando o desempenho e proporcionando economia de combustível. Nessa configuração, a potência é menor que a do flex, com 204 cv, mas o torque é mais generoso: 43 kgfm.

Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, chegando aos 209 km/h de máxima. Nas duas opções, o câmbio é automático, com nove velocidades e a tração é integral (nas quatro rodas) em modo permanente, com gerenciamento automático.

Maiores novidades do Discovery Sport estão do lado de dentro

Por dentro, o refinamento é grande, com bancos em couro que podem ser preto com costuras em cinza, ou uma combinação entre o mesmo couro preto e outro mais claro, no tom Light Oyster. O teto solar é do tipo panorâmico e o espaço é suficiente para abrigar as três fileiras de bancos sem maiores apertos.

A fileira intermediária de bancos é regulável, podendo deslizar e reclinar. Com os bancos traseiros rebatidos, a área para bagagens é de até 1.794 litros. A tampa do porta-malas tem acionamento remoto e abertura automática.

As novidades, no entanto, estão concentradas na primeira fileira, ou melhor, diante dela. A começar por um novo seletor de marchas, que fica instalado sobre uma superfície em alumínio anodizado escuro, que destaca sua aparência sofisticada.

O volante também recebeu retoques. Ele tem três raios, paddle shifters para troca manual das marchas e uma série de botões com várias funções, desde ativar o serviço de assistência por voz virtual – para comandar diversos recursos do carro – à interação com a central de multimídia e seu sistema Pivi Pro 2, de nova geração.

Esse sistema agora pode ser atualizado “over the air”, ou seja, pela internet a partir do próprio carro, sem precisar ir até um concessionário para ter as versões mais recentes de aplicativos, mapas, software de gerenciamento eletrônico e serviços.

O painel de instrumentos também foi reformulado, e agora a multimídia conta com uma tela de 11,4 polegadas em vidro curvo que dá acesso a uma infinidade de recursos e customizações e que, segundo a JLR, podem ser acessados em até dois toques a partir da interface inicial em 90% dos casos. 

Na mesma tela, são exibidas as imagens das novas câmeras em 3D com efeito surround (ou “em volta” do carro), e, ainda de um efeito batizado de ClearSight Ground View Mirror, que projeta uma visão total da traseira do carro, facilitando o controle do trânsito e as manobras.

Há conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, carregador sem fio para celular, tomadas USB-C (duas em cada fileira de bancos) e, na opção para sete lugares, saída de ar-condicionado também para a terceira fileira de assentos. 

Por fora do Discovery, mudanças são discretas

No lado externo, é preciso prestar bastante atenção para conseguir identificar as mudanças, que estão em soleiras, abaixo das portas, que tem desenho um pouco diferente e vêm na cor da carroceria, na grelha da grade dianteira em preto brilhante e no desenho da marca sobre o capô.

O mesmo preto brilhante reveste detalhes nos para-choques e nos arcos das caixas de rodas, que têm 20 polegadas e também receberam um novo design. Além disso, o cardápio de cores disponíveis agora conta também com a nova Varesine Blue.

O Discovery Sport 2024 já está disponível na rede de concessionárias brasileiras da JLR, custando a partir de R$ 434.490. 

Você pode estar estranhando a falta de um nome neste texto: Land Rover. Vale lembrar que, assim como Defender e Range Rover, Discovery é atualmente uma marca própria dentro da JLR, ou seja, sem o “prenome” Land Rover – que, na verdade, nasceu, em 1948, para batizar um modelo específico, aquele que décadas mais tarde viria a ser o Defender.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.