21/05/2014 - Anelisa Lopes, de Itatiba (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Seis meses após sua estreia na Europa, o facelift do Peugeot 3008 desembarca no Brasil. O modelo importado da França, que fez sua estreia em território nacional em 2010, estará nas lojas por R$ 99.990 a partir de junho em versão única topo de linha Griffe THP.
Apesar de ser classificado como um crossover (carroceria que mistura vários segmentos), a Peugeot considera o mercado de SUVs médios como cenário de atuação do modelo. De acordo com o diretor de marketing da marca Frederico Battaglia, este segmento fechou 2013 com 75 mil unidades e tem projeção de crescimento de 8,4% neste ano.
Entre as mudanças, o modelo recebeu para-choque redesenhado, em que a grade e a entrada de ar incorporaram a linguagem visual dos Peugeot mais recentes, e o conjunto de luzes, tanto de farois como o de lanternas, recebeu iluminação diurna por meio de led´s. Alguns frisos de inox também foram acoplados à área externa da carroceria, que incorporou a cor marrom como nova tonalidade. A parte de dentro recebeu head up display colorido (mostrador projetado em uma tela à frente do motorista), frequência do rádio em um display de 7 polegadas e revestimento dos bancos em couro e tecido.
O modelo traz de série direção com assistência eletro-hidráulica, ar-condicionado automático de duas zonas, seis airbags, ABS, central multimídia com GPS, conectividade via Bluetooth e USB, freio de estacionamento elétrico automático, compartimento refrigerado no console central, acionamento automático dos faróis e do limpador de para-brisa e faróis de neblina. As rodas são de liga leve com 17 polegadas calçadas por pneus 225/50.
Não houve alteração nas dimensões nem na mecânica, ou seja, a linha 2015 permanece com motor 1.6 turbo de 165 cv de potência e transmissão automática de seis velocidades, o que manteve a boa dirigibilidade do modelo, ideal para motoristas que prezam o conforto à esportividade. Posição para dirigir elevada, harmonia entre motor e câmbio, além de espaço interno são os pontos principais do modelo, que ficou devendo como novidade uma câmera de ré.
Vai vender? - sem grandes novidades, disponível somente na versão topo de linha (que ficou R$ 2.000 mais cara) e com concorrentes de peso, como Hyundai iX35, Kia Sportage, Fiat Freemont e Chevrolet Captiva, a oferta do 3008 ficou mais restrita e não deverá passar o volume de vendas registrado no ano passado, que foi de 110 unidades/mês. A própria Peugeot aponta média entre 70 e 100 unidades mensais até o final de 2014.
Viagem a convite da Peugeot
Dirigimos na pista os principais carros em 50 anos da Fiat
Kwid 2027: na guerra do preço, ele é melhor que C3 e Mobi?
Mobi Trekking: o sub-compacto da Fiat ainda faz sentido?
Hyundai i20 Ultimate: Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?
Mitsubishi Eclipse Cross 4X4: o que falta para vender mais?
Mudanças que demoraram demais para acontecer
Descubra o novo Mitsubishi Eclipse Cross 2026
Conheça as novidades do Toyota Corolla Cross 2026
Conheça o RAV4, o híbrido mais potente feito pela Toyota
Mitsubishi Outlander PHEV chegará ao Brasil
Conheça o Kia EV9: o futuro dos SUVs elétricos
Renault Kardian o SUV que está chamando a atenção do mercado