entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford Ka ganha versão Freestyle 1.0 por R$ 56.690

Opção com visual aventureiro chega também ao hatch com motor 1.0. Veja o que a novidade traz pelo preço que cobra

28/05/2019 - Thiago Moreno, de Salvador (BA) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Ford está iniciando as vendas do Ka Freestyle 1.0. Assim como na versão 1.5, lançada em 2018, a novidade aposta em itens visuais de diferenciação e algumas alterações mecânicas para buscar o público que almeja alguma forma de SUV ou hatch aventureiro, mas não alcança os modelos oferecidos atualmente. Vendido em versão única, o Ford Ka Freestyle 1.0 tem preço anunciado de R$ 56.690.

Leia mais:
Ford anuncia mudanças também para o EcoSport Freestyle
Veja ofertas de Ford Ka perto de você
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

Itens exclusivos

Hoje, o Ka Freestyle 1.5 hatch automático já é 10% do mix de vendas do modelo. Assim, a fórmula fez sucesso e a Ford repetirá a dose com o modelo 1.0 com um preço cerca de R$ 12 mil mais em conta, já que o 1.5 AT custa cerca de R$ 68 mil.

De acordo com a Ford, O Ka Freestyle 1.0 foi desenvolvido com foco nos dez itens mais desejados pelos consumidores ao escolher um veículo: posição mais alta de dirigir, robustez, resistência, melhor visibilidade, potência, segurança, perfil aventureiro, espaço interno, confiabilidade e dinamismo.

“Percebemos que havia espaço no mercado para um hatch aventureiro com preço mais acessível e resolvemos ampliar a oferta do Ka Freestyle com uma opção 1.0”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.

A grade dianteira e rodas de liga leve em cinza perolizado, os faróis com máscara negra e a moldura preta no contorno da carroceria são alguns dos itens exclusivos do Ka Freestyle 1.0. O interior teto preto e painel marrom escuro, combinação usada também no console e frisos das portas.

Os bancos revestidos de couro e tecido trazem duas faixas em tom mais claro no centro e costuras aparentes. As soleiras exibem apliques escovados com o nome FreeStyle. Os tapetes da cabine e do porta-malas são de borracha, com formato de bandeja que facilita a retirada e limpeza.

Mudanças mecânicas

Para não ficar apenas no visual, a Ford aplicou algumas alterações mecânicas ao Ford Ka Freestyle. Os pneus têm medias maiores, usando 185/60 nas rodas de 15 polegadas. Os amortecedores também receberam calibração específica, como aconteceu no modelo 1.5.

A barra estabilizadora dianteira ficou 23 mm mais espessa e a bitola (distância entre as rodas de um mesmo eixo) é 30 mm maior. O eixo traseiro também ficou 30% mais rígido. Assim, diz a Ford, a altura livre do solo de 188 mm não altera a dinâmica do carro. Os coxins de motor passaram a ser hidráulicos.

Itens de série do Ka Freestyle

O Ford Ka Freestyle 1.0 é baseado na versão SE Plus e traz de série direção elétrica e suspensão com calibração especial, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, molduras nos para-lamas, soleiras nas portas e rack com capacidade de 50 kg.

Por dentro traz bancos revestidos parcialmente de couro, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura do volante, tela flutuante de 7 polegadas da central multimídia SYNC 2.5, com conectividade via Android Auto e Apple Car Play. Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos completam a lista.

Motor, câmbio, desempenho e consumo

Sem alterações, o motor sob o capô do Ford Ka Freestyle está o mesmo motor 1.0 flex de três cilindros com comando variável de válvulas que equipa as demais versões, sem mudanças. A potência é de 85 cv com etanol ou 80 cv com gasolina. O torque, respectivamente, é de 10,7 kgfm e 10,2 kgfm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.

Abastecido com etanol, o Ka Freestyle acelera de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos. O consumo declarado pela Ford é de 13,9 km/l quando abastecido com gasolina e em ciclo misto, metade estrada e metade ciclo urbano.

Como anda?

No breve contato que o iCarros teve com o Ka Freestyle 1.0 em Salvador (BA), o aventureiro de entrada da Ford pareceu em casa. Principalmente pode lidar muito bem com as condições sofríveis do asfalto soteropolitano, além de lombadas, valetas e pequenos alagamentos esporádicos. A versão passa, literalmente, por cima de tudo isso sem grandes solavancos passados a cabine. Assim, se perguntarem “Ah, mas será que é só visual?”, não é.

Por dentro também agrada o acabamento em cor diferenciada no painel. Por se tratar ainda de um carro de entrada, sim, o plástico é o material primário da cabine, mas a fábrica de Camaçari (BA) de onde saem Ka e EcoSport, vem trabalhando para melhorar as questões de alinhamento de peças e rebarbas, que são vistos com menos frequência na cabine do Ka Freestyle 1.0.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.