Kia lança Ceed híbrido com motor de Hyundai HB20 e Creta

Dados de consumo ainda não foram revelados, mas versões híbridas do Ceed podem rodar 60 km com eletricidade

03/09/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de expandir a linha Ceed com um inédito SUV e uma perua esportiva, a Kia abraçou a eletrificação e lança novas versões ecologicamente corretas de seu modelo médio. Exclusivos do mercado europeu, os Kia híbridos usam motor do Hyundai HB20 ligado a um elétrico para gastar menos combustível e não poluir o meio ambiente.

Veja aqui ofertas de carros da Kia na sua cidade

A Kia não divulgou dados de consumo do Ceed híbrido, revelando apenas que o modelo consegue rodar até 60 km sem gastar uma gota de gasolina, graças ao conjunto elétrico com baterias de ion-lítio e motor de 44,5 kW (32 cv). Junto a ele está o conhecidíssimo motor 1.6 Kappa quatro cilindros que equipa H2B0, Creta, HB20S e HB20X no Brasil.

Mais que o HB20 e gastando menos

Com essa combinação, o Kia Ceed híbrido traz 140 cv e 27 kgfm de torque – em comparação ao motor do HB20 1.6 que não tem auxílio elétrico, são 12 cv e 10,5 kgfm a mais. O Kia Ceed ecologicamente correto é regido por uma transmissão de dupla embreagem com seis marchas, diferente do tradicional layout com câmbio CVT usado na maioria dos híbridos.

Segundo a marca sul-coreana, o fato de o Ceed híbrido não ser CVT “permite ao motorista trocar suas marchas e garante uma condução mais divertida que outros híbridos com câmbio CVT”. Além disso, “o câmbio de dupla embreagem permite extrair o melhor dos dois motores com perda mínima de energia”.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Há um detalhe interessante: esse Kia é híbrido do tipo plug-in, ou seja, permite carregar baterias na tomada. O sistema mantém o carregamento padrão pelo motor a combustão e por sistemas regenerativos, mas oferece a alternativa do carregamento externo para aumentar a autonomia.

Dois sabores

Para o mercado europeu, a Kia oferecerá o Ceed híbrido em duas opções diferentes: perua Ceed Sportswagon ou no SUV XCeed. É possível que o hatch Ceed e a perua esportiva ProCeed também recebam as variantes ecologicamente corretas no futuro. Esteticamente há apenas logotipos PHEV e o segundo bocal de abastecimento. Seria pedir demais um Hyundai HB20 com esse conjunto híbrido?

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro